A Universidade de São Paulo (USP) lançou no último dia 29 o Livro de Memórias dos Kaingangs do Paraná. A obra foi organizada pela professora do Departamento de Biologia da USP de Ribeirão Preto Fernanda da Rocha Brando e pela doutoranda do programa de Pós Graduação em Biologia Comparada da USP e Ariadne Dall’acqua Ayres, também integrante da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais - Rede CT. A obra busca registrar experiências individuais e coletivas dos indígenas com o mínimo de interferência de autores não-indígenas.

 CAPALIVROCASSIAOFoto: Capa do Livro

Ao finalizar a pesquisa, Ariadne questionou a limitação de se apresentar os depoimentos apenas no meio acadêmico e buscava contribuição direta para os indígenas. Por meio desse questionamento, a autora decidiu produzir um livro e levar a cultura Kaingang a um público mais amplo.

Regina dos Santos, mestranda em estudos da linguagem pela UEPG e pertencente à etnia kaingang, participou do livro através de um questionário online. “No começo, achei que seria algo difícil de construir. Falar de nossa cultura é algo que mexe com a gente. Me alegrou muito participar desse livro”, comenta Regina.

Para Ariadne, espera-se  que a obra amplie a visibilidade da cultura Kaingang, inclusive enquanto  apoio   pedagógico   para   as comunidade indígenas de Faxinal (PR), Rio das Cobras (PR), Mangueirinha (PR), Kakané Porã (PR) e Chapecó (SC). O livro se encontra no Portal de Livros Abertos da USP e pode ser baixado clicando aqui.

 

Ficha Técnica:

Repórteres: Levi de Brito e Cássio Murilo

Supervisão: Marcos Zibordi e Maurício Liesen 

Publicação: Cássio Murilo