Marighella foi o primeiro filme exibido gratuitamente para o público

Cineclubes são de importância para a promoção de obras audiovisuais produzidas em território nacional, desde documentários a histórias curtas. Muitos deles oferecem sessões gratuitas, como a exibição do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura. A iniciativa foi do Diretório Acadêmico Livre de História (Dalhis) que inaugurou o cineclube Projetando Ideias com o apoio do espaço Museu Campos Gerais (MCG).

A primeira temporada do Projetando Ideias tem como tema os governos autoritários. A escolha foi sugestão do próprio cenário político atual, como aponta Felipe Ferreira, organizador do grupo. “É um período muito perturbado, democraticamente falando. Ter um espaço de resistência para que possamos debater esse tema é muito importante”, analisa.

Para ele, o projeto também colabora para uma discussão mais aprofundada sobre o cinema em si, a fim de fugir da lógica do cinema somente como lazer. “Queremos trazer o cinema para o debate, não apenas assistir o filme e gostar da experiência, mas falar sobre o filme, a produção e o que a obra propõe”, afirma Ferreira.

“Marighella” é o filme de estreia de Wagner Moura como diretor. Foto: Lilian Magalhães

Raul Freitas, graduando em História na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acompanha as exibições de filmes promovidas pelo Dalhis desde 2019. “A minha primeira visita foi na Semana de Integração, e todo mundo que assiste o filme pode trazer sua reflexão. É uma pena que falta a participação ativa de mais jovens da comunidade acadêmica”, aponta.

Thiago Tsutsui, professor e frequentador do evento, elogia a iniciativa, a organização, a escolha do filme e a qualidade de exibição do longa. De acordo com ele, o fato da atividade ser gratuita é um atrativo a mais. “Precisávamos de mais iniciativas como essa, já que pagar vinte reais em meio ingresso para o cinema está ficando completamente inacessível”, afirma.

Além dessa iniciativa, outras propostas começam a surgir. Projetos como o Fissura, do Colégio Sant’Ana, e o Foca na Tela, promovido pelo Cultura Plural, realizado pela UEPG, trouxeram a discussão sobre cinema e política para a cidade em anos anteriores, mas foram extinguidos. Nos dias de hoje, apenas o cineclube curitibano Espoletta faz exibições esporádicas em Ponta Grossa, e, a partir deste mês, o Projetando Ideias promete realizar exibições esporádicas no MCG.

Ficha técnica:

Reportagem: Lilian Magalhães e Maria Helena Denck