O evento começa no dia 25 de novembro e conta com shows nacionais, como de Bruno e Marrone e Luan Santana

 

Depois de dois anos de suspensão por causa da pandemia, a Prefeitura de Ponta Grossa divulgou as datas da tradicional festa alemã, mais conhecida como München Fest. O evento, considerado como o mais importante da cidade, está em sua 31ª edição e acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro e, segue nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. A confirmação da festa foi motivo de alegria para os moradores dos Campos Gerais.

 

45858237432 818075d167 o

Além dos shows nacionais, a festa também traz as tradições alemães | Foto: Júlio César Prado


“Foram dois anos sem a festa e agora finalmente voltarei a ir”, fala Antônio dos Santos, em meio a sorrisos, ao saber do retorno da München Fest. O morador de Ponta Grossa recupera lembranças de 1990, quando frequentou, aos 37 anos, da primeira edição do evento. “Todo ano eu tenho que participar, pelo menos um dia que seja”, comenta o senhor que considera o festival uma tradição.


Conhecida também como Festa Nacional do Chope Escuro, a München volta a ocorrer no Centro de Eventos de Ponta Grossa. Em 2019, o evento foi transferido para o Complexo Parque Ambiental, próximo do Shopping Palladium, na tentativa de resgatar as tradicionalidades alemãs sem a participação de cantores renomados.


Porém, as mudanças não agradaram a todos, principalmente aos que gostavam dos shows nacionais. Para Letícia Pacheco, participante do festival desde 2015, a mudança não foi a melhor decisão. “Eu gostava da confusão para comprar os ingressos e ir em vários shows. Quando a festa passou a ser no Parque Ambiental não tinha nada além dos costumes alemães”. Letícia afirma que o retorno para o Centros de Eventos resgata a expectativa do que é o festival para ela.

 

Festa terceirizada
Conforme o edital publicado pela Prefeitura, o Festival Nacional do Chope Escuro terá os shows terceirizados de 2022 até 2024. A edição oferece a concessão dos direitos de realização dos eventos pela empresa que propuser o maior valor de investimento, sem custos para a prefeitura. O valor mínimo de aporte por ano é de R$ 350 mil, com correção monetária.


Entre as obrigações da empresa licenciada está a realização do desfile de abertura e a manutenção das características alemãs, como a temática germânica, concurso de rainha e chope em metro. De acordo com o plano de negócios, o município irá conceder à empresa vencedora o direito de realizar integralmente a festa.

 

História
A ideia inicial, em 1989, para a realização da primeira edição da München Fest era promover a “Festa da Cerveja Original”, produzida pela empresa Antárctica. Devido a impossibilidade da época em atender a demanda da população, optou-se comemorar o Chope Escuro, também produzido na cidade.


Em 1990, foi realizada a primeira München Fest, no antigo pátio de manobras da Rede Ferroviária Federal e contou com a participação de mais de 150 mil pessoas.

Apenas no primeiro dia do festival, foram consumidos aproximadamente 128 mil litros de chope escuro. A festa ganhou então sua estrutura própria, a partir de 1991, com espaço amplo e passou a ser o evento mais importante da cidade. A programação inclui, até hoje, bailes públicos com músicas típicas alemãs e populares, shows e um parque gastronômico.


Confira a programação

25/11 - BRUNO E MARRONE

26/11 - GUILHERME E BENUTO

Dia 27/11 - 17h - DUBDOGZ feat GIANA

Dia 01/12 - ZÉ NETO E CRISTIANO

Dia 02/12 - CAPITAL INICIAL 4.0 + LEGIÃO URBANA cover com Marcelo Dias.

Dia 03/12 - LUAN SANTANA

 

Ficha técnica:

Reportagem: Alex Dolgan

Edição e publicação: Leriany Barbosa, Victória Sellares

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Marcelo Bronoski e Ricardo Tesseroli