Itens do antigo Museu Época e acervos do Centro de Música representam aspectos históricos de importantes bandas da cidade

Ao adentrar no Centro de Música de Ponta Grossa, localizado no bairro de Olarias, é possível perceber uma nova sala no local. O Memorial da Música, inaugurado em março deste ano, compõe acervos que resgatam a história da música da cidade. Dentre os objetos expostos, estão instrumentos musicais, prêmios, fotografias, vitrolas e gravadores. Além disso, nas paredes existem textos que narram as histórias de importantes entidades e artistas da cidade. Como é o caso da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, da Banda Escola Lyra dos Campos e do compositor e maestro que dá nome ao Conservatório do Centro de Música, Tenente Paulino Martins Alves.

De acordo com o historiador Fábio Maurício Holzmann Maia, a música marcou o século XIX na história da cidade. Dentre o acervo do Memorial de Música, a sala expõe objetos da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Holzmann afirma a relevância destes objetos: “Dentro do panorama nacional, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa é fundada apenas 14 anos depois da Orquestra Sinfônica Brasileira.” Fábio já foi músico e, atualmente, se dedica à pesquisa da história da música na cidade. Um de seus livros, “Bandas de Música - Patrimônio Cultural de Ponta Grossa” está disponível para leitura no Memorial.

O Secretário de Cultura do Município, Alberto Portugal, afirma que a montagem de uma sala de exposições teve como objetivo contar passagens da música pela história de Ponta Grossa. O secretário destaca o início da Banda Escola Lyra dos Campos, que completa 42 anos em 2024. Para Portugal, a cultura vai além do hobby e o Conservatório Maestro Paulino agrega na formação humana. O secretário ainda fala da intenção da Secretaria de Cultura em propor o tombamento do Memorial. “Ter uma sala que fique de forma perpétua voltada a guardar memórias de um determinado assunto garante que a gente olhe para o nosso passado para podermos planejar o nosso futuro”, afirma.

O Memorial de Música está aberto para visitação de segunda a sexta das 8h às 21h.

O Memorial de Música está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h às 21h | Foto: Mariana Borba

História dos objetos

De acordo com a museóloga da Casa da Memória, Samara Hevelize de Lima, as peças expostas fazem parte do acervo do antigo Museu Época, desativado desde 2016. Também, doações da comunidade para o Conservatório compõem a sala histórica. “Durante o processo de deslocamento do acervo do Museu Época para a Mansão Villa Hilda, realizamos a definição prévia dos objetos que serviriam para o Memorial da Música. Após a higienização preventiva de todo o material pré selecionado, definimos quais seriam pertinentes e atrativos para exposição”, explica.

Dos objetos expostos, destacam-se aqueles antes pertencentes ao Maestro Paulino. Além daqueles vinculados à banda Lyra dos Campos, como destaca Samara ao citar o Bastão de Baliza de 1958. Fábio Holzmann evidencia o clarone, instrumento musical de sopro da família do clarinete, utilizado pela mesma banda, importado da Itália na década de 50.

Clarone utilizado pela Banda Lyra dos Campos faz parte da exposição do Memorial

Clarone utilizado pela Banda Lyra dos Campos faz parte da exposição do Memorial | Foto: Mariana Borba

Serviço

O Memorial da Música está aberto ao público das 8h às 21h, horário em que o Centro de Música funciona. Este localiza-se na rua Frederico Wagner, 150, no bairro de Olarias.

Ficha Técnica:

Produção: Mariana Borba