Iniciativas estimulam prática de atividades físicas

As aulas mesclam conhecimentos práticos e teóricos nas modalidades de ballet clássico e jazz. | Foto: Ana Beatriz de Paiva

O projeto Dança UEPG oferece aulas de ballet clássico e jazz para crianças com idades entre 6 e 14 anos. As aulas são abertas ao público e acontecem no Bloco J do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, todas as terças e quintas, das 16h15 às 18h. As crianças interessadas podem fazer uma aula experimental. A nscrição custa 30 reais e a mensalidade, 60 reais. A professora responsável, Silvia Ribeiro, afirma que é importante levar a dança para a comunidade e estimular a participação das crianças. Além do aprendizado semanal, a ação também levou as alunas a participar de grandes festivais de dança do Brasil, como o Setembro em Dança, que acontece em Ponta Grossa, o Festival Desterro, em Florianópolis (SC), e o Festival Mery Rosa Kids, em Itajaí (SC).

Marcelle Schoembaecler é professora do projeto Dança UEPG há três anos e explica os benefícios da prática . “A dança é  importante tanto no desenvolvimento social quanto na melhora da coordenação motora. Muitas mães já me agradeceram e disseram que observaram evolução, melhora na atenção, e que até as notas na escola aumentaram”.

Gislaine Aparecida, mãe de Isabele Maria, de 8 anos, conta que a filha desejava fazer aulas de dança e que o projeto foi responsável por realizar o seu sonho. Ela afirma que desde que iniciou as aulas , percebeu o desenvolvimento da filha. “Ela está mais atenta, a coordenação motora e a disciplina melhoraram bastante. As oportunidades que essa atividade traz são muito boas”.

Outro projeto que contribui para a popularização das artes cênicas é o Dança nos Bairros. Promovido pela  Cia Artheiros, oferece aulas de dança e de circo acrobático, a partir de 35 reais, em quatro polos de Ponta Grossa, além de um em Carambeí e outro em Castro. Idealizado pela professora Camila Leria, o projeto propõe facilitar o acesso à cultura para crianças de localidades periféricas. Em 2024, o Dança nos Bairros completou 10 anos e promoveu uma mostra de dança no Cine-Teatro Ópera para celebrar a data.

Maria Clara Moreira, de 16 anos, sonhava em ser dançarina e iniciou sua formação em ballet clássico aos 7 em um projeto gratuito da Prefeitura de Carambeí. No entanto, a iniciativa foi finalizada e ela foi convidada a participar do Dança nos Bairros. Maria conta que sofreu um acidente grave que a deixou afastada do ballet por um ano e, mesmo com receio de voltar a fazer aulas, a professora Camila a incentivou. “Minha volta foi bem difícil, perdi muita coisa no tempo que fiquei parada, mas com todo apoio e paciência da Camila, eu consegui recuperar o ritmo mais rapidamente”, relata.

Produção: Ana Beatriz de Paiva

Edição e publicação: Diogo José Laba, Iolanda Lima e Joyce Clara