Estudo relizado pela Anfip destaca fracasso nos países onde o modelo de capitalização foi implantado

A Greve Geral contra a Reforma da Previdência acontece, nessa sexta-feira (14), convocada pelas centrais sindicais.  Em Ponta Grossa, o movimento é organizado pela Frente Ampla Democratica e reúne sindicatos e movimentos sociais. O ato teve inicio pela manhã e finaliza com concentração na Igreja dos Polacos, com  passeata que segue até o Parque Ambiental.

Ato contra a Reforma da Previdência durante Greve Geral em Ponta Grossa / Foto: Luiz Zak

 

Nota Técnica da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) apresenta dados acerca de estudo sobre a Previdência Social. De acordo com o levantamento, a proposta de reforma, atualmente em trâmite na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, a PEC 6/2019, altera o atual modelo, baseado no conceito de solidariedade, para o regime de capitalização. 

O jornalista e professor da UEPG, Sérgio Gadini, avalia que a mudança proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) decreta o fim da previdência pública. Membro do Fórum em Defesa da Previdência, Gadini ressalta que em todos os países onde a modelo de capitaçlização foi implantado, houve um fracasso da proposta. Para o jornalista, em caso de crise, quando aumenta a taxa de desemprego e reduz a contribuição para o fundo previdenciário, a capitalização não se sustentária. Outro problema destacado pelo professor é a miserabilidade a que seriam submetidos os aposentados e idosos.

Gadini destaca que a organização dos movimentos sociais é o caminho para barrar a aprovação da PEC 6 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.  O Gadini vislumbra que greve por tempo indeterminado pode ser o próximo passo dos movimentos sociais para evitar a implantação do modelo de capitalização.

Fracasso em países que adotaram o modelo da  capitalização. Ouça a reportagem de Beatriz Barbosa

Diminuição do acesso ao benefício da Previdência Social. Ouça a reportagem de Luiz Gustavo Tramontin

Mudanças na forma de cáluclo do fator previdenciário. Ouça a reportagem de Caroline Franceschini

Previdência Integra a seguridade social. Ouça a reportagem de João Gabriel Kolovski

Princípio de solidariedade. Ouça a reportagem de Evelyn Andrade

Argumento de déficit é contestado. Ouça a reportagem de Rafael Bahls

No modelo atual, patrão, governo e trabalhador contribuem para o Fundo Previdenciário. Ouça a reportagem de Tayná Feliciano

Greve Geral pode anteceder greve por tempo indeterminado. Ouça a reportagem de Manuela Roque

Em caso de crise, capitalização não se sustenta. Ouça a reportagem de Larissa Godoi

Diálogo é imprtante para a organização dos movimentos sociais. Ouça a reportagem Gabriel Ryden

Ficha Técnica
Reportagem: Beatriz Barbosa,  Caroline Franceschini, Gabriel Ryden, João Gabriel Kolovski,  Larissa Godoi, Luiz Gustavo Tramontin, Manuela Roque, Rafael Bahls, Tayná Feliciano
Edição: Luiz Zak
Foto: Luiz Zak
Supervisão: Professoras Angela Aguiar e Fernanda Cavassana
Técnico de edição: Reinaldo dos Santos 
Monitores: Luiz Zak e Alexsander Marques