Evento acontece de forma online; Paulo Freire é o homenageado

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA) chega na 8° edição e discute as “lutas e resistência no campo e na cidade” pelo centenário do nascimento do educador Paulo Freire. O evento começou de forma online na segunda quinzena de abril com diversas apresentações, painéis e mostras culturais, entre 19 e 19/04. As próximas atividades acontecem em 13 de maio com a “abertura do Curso Pedagogia do Campo - Educação Universitária dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas: desafios e perspectivas”.

Doacoes de alimentos em Guarapuava Fotos Wellington Lenon 1 1 1024x804

Doação de alimentos marca ação solidaria do MST. Foto: Wellington Lenon (Arquivo MST)

O evento inclui iniciativas de Universidades do Paraná em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este ano a Jornada homenageia o centenário Paulo Freire e rememora o massacre de Eldorado dos Carajás (no Sul do Pará), que completa 25 anos. A professora e extensionista do programa Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Hebe Gonçalves, participa da JURA Paraná 2021 e destaca que abril é considerado pelo MST como o ‘abril vermelho’, um mês de luta contra as brutalidades no campo e na cidade. “A violência aflige não só quem está nos campos, mas também os pobres que estão nas cidades e periferias”, explica.

A transmissão acontece ao vivo de forma remota no canal do MST no YouTube e na página do Facebook Mídia Sem Terra. A JURA conta com diálogos, palestras, cursos, mostras de vídeos, atividades culturais, oficinas e mesa redonda. Todas as atividades online contam com a parceria da Agência de Jornalismo da UEPG. “É um evento também de denúncia, com espírito de luta e dá visibilidade às injustiças registradas dia a dia por governos no País”, diz a extensionista da AgênciaJor, Hebe Gonçalves.

O primeiro dia da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, realizado em 17/04, abordou o tema “Geografia e Educação do Campo: Diálogos emancipatórios na formação de educadores do campo” com a participação do professor Rodrigo Camacho. No painel, o palestrante destacou a importância da data às lutas camponesas e para a educação do campo no momento de crise sanitária e financeira que o país enfrenta. “É necessário sempre a resistência das populações das camadas subalternas às crises”, diz Camacho.

A convidada do segundo encontro do JURA Paraná 2021, que discutiu a ‘questão agrária e os desafios da luta por Reforma Agrária Popular na atualidade’, Kelly Mafort, integra a coordenação do MST e destaca o evento em homenagem de Paulo Freire, que é uma inspiração para uma pedagogia transformadora. “A JURA já entrou para nossa história como um espaço necessário para reflexão”, afirma. A programação da JURA 2021, que acontece de forma online, é gratuita e encerra em novembro.

Ficha Técnica:

Repórter: Sabrina Luz

Publicação: Teodoro Anjos

Supervisão: Sérgio Gadini

Foto: Wellington Lenon  (Arquivo MST)

Cartaz: divugação do evento XI Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA)