Dona de Mim quer ajudar moradoras de Ponta Grossa

 

'Dona de Mim' é um projeto criado em agosto deste ano, mês que representa a conscientização e combate à violência contra a mulher, para oferecer às vítimas de violência doméstica em Ponta Grossa a oportunidade de empreender e gerar renda. Violência doméstica, segundo a Polícia Civil do Paraná, configura-se como qualquer ação que possa causar morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral ou patrimonial.

O objetivo do projeto é atender especificamente mulheres que foram amparadas por medidas protetivas pela Patrulha Maria da Penha, para que obtenham recursos necessários e alcancem independência financeira. De acordo com a Prefeitura de Ponta Grossa, a Patrulha deve indicar integrantes que  apresentem habilidade ou ideias de negócios a serem desenvolvidas.

A iniciativa conta com quatro encontros semanais, que acontecem presencialmente. Na primeira edição, o grupo reuniu 25 participantes. A primeira turma iniciou o programa com o encontro 'Resgate da essência feminina’, com orientações sobre os métodos contraceptivos. Já nos próximos três encontros o objetivo será orientar sobre como começar a empreender, tendências de mercado e economia criativa.

Ainda conforme a Prefeitura, as novas turmas do projeto 'Dona de Mim' serão organizadas conforme a demanda dos grupos com medidas protetivas que são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), entre os meses de janeiro e junho de 2021 foram registrados 21.598 novos casos de violência doméstica no Estado. Foram 94 casos de feminicídio. Em comparação com 2020, foram registrados mais de 40 mil casos de violência doméstica durante o ano.

 

image2

Foto: Acervo Periódico | Maria Fernanda de Lima

 

Tipos de violências contra a mulher

A Polícia Civil do Paraná determina que violência física é entendida como qualquer conduta que agrida a integridade ou saúde corporal. A violência psicológica pode ser caracterizada como causas de danos emocionais e diminuição da autoestima, o que gera a degradação das ações, comportamentos, crenças e decisões.  Entende-se como violência sexual todo ato que constranja a presenciar, manter ou participar de relações sexuais não desejadas, a partir da intimidação, ameaça, coação ou o uso da força. A violência patrimonial pode ser definida como a retenção, subtração, destruição parcial ou total dos objetos pessoais de outras pessoas. E, por fim, ainda de acordo com a Polícia Civil,  a agressão moral é compreendida como a violência que configura a calúnia, difamação ou injúria.

 

Canais para denúncias

Para denunciar casos de violência doméstica em Ponta Grossa basta entrar em contato com os telefones listados abaixo:

  • Patrulha Maria da Penha: 153 ou (42) 3220-1040 ramal 2105
  • Delegacia da Mulher: (42) 3309-1300
  • Polícia Militar: 190

 

Ficha técnica

Reportagem: Larissa Godoi

Edição e Publicação: Ana Paula Almeida

Supervisão: Profs. Jeferson Bertolini, Marcos Zibordi e Maurício Liesen