Professor Antonio Frasson anuncia a abertura da 3ª Semana de Gênero, Ciência e Tecnologia na UTFPR. Foto: Matheus Rolim

Na terça-feira (22), às 18h30, a 3ª semana de Gênero, Ciência e Tecnologia traz o palestrante Martin Rodriguez, que aborda o tema “Gênero e identidades trans: um olhar humano para compreender os direitos dos cidadãos” e “LGBT: conhecer e respeitar”, ministrada por Toni Reis . O evento ocorre no bloco L da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa e é organizado pelo coletivo Marie Curie.

“É complicado esperar que as pessoas entendam tudo sobre ideologia de gênero e sexualismo sem que nós [ativistas LGBT], pelo menos, ofereçamos informações necessárias”, explica o estudante da UTFPR e um dos organizadores do evento, Rafael Vignoli. Para ele, o processo de conscientização das pessoas começa dentro da faculdade, para diminuir o preconceito, principalmente com o público feminino, tanto nas empresas e no ambiente acadêmico.

A abertura do evento contou com a apresentação da peça de teatro “Súplicas” na segunda-feira (21). O espetáculo aborda a história da santa popular dos Campos Gerais – Corina Portugal. A peça tem duração de 65 minutos e é uma iniciativa do grupo pontagrossense de teatro Paré. O drama trata da violência contra a mulher no século XIX e relaciona-se aos crimes de violência doméstica que se perpetuam nos dias atuais.

“O objetivo da semana de Gênero, Ciência e Tecnologia é promover discussão sobre gênero dentro da universidade e mostrar para as pessoas que nunca ouviram falar sobre identidade de gênero ou feminismo", afirma a participante do coletivo Marie Curie, Mayara Scheffer. "Por ser uma instituição tecnológica, voltada as áreas de exatas, a UTFPR possui um público mais fechado e conservador. Há dificuldade de abertura para o grupo Marie Curie tratar sobre certos temas, tanto com os professores, quanto com os alunos”.

A programação inclui teatro, música, documentários e palestras. O evento iniciou no dia 21 e segue até 24 de agosto, é gratuito e não há necessidade de fazer inscrição online. A programação completa está disponível na página no Facebook.