Mais da metade dos eleitores de Ponta Grossa ainda não sabem em quem votar

A enquete realizada pela equipe do Periódico no dia 20 de setembro revela que mais da metade dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Infográfico: Renato Valenga e Milena Villanueva

No dia 20 de setembro, a equipe do Periódico foi ao Centro de Ponta Grossa para investigar quais promessas de campanha conquistam o voto dos eleitores. Dividimos as propostas dos 5 prefeituráveis da cidade em seis eixos. Os eleitores entrevistados poderiam escolher um ou mais eixos. Todos as respostas foram consideradas. Ao total, 100 pessoas foram ouvidas em menos de 2 horas por uma equipe de 4 pessoas. Coletamos 127 respostas. Na enquete sobre o indicativo de voto dos vereadores seguimos a mesma metodologia. Coletamos 111 respostas. Acompanhe os resultados no infográfico acima.

Os eleitores de Ponta Grossa ainda estão indecisos, faltando menos de nove dias para as eleições municipais. Em pesquisa realizada pelo Periódico, 66% dos entrevistados não sabem em quem irão votar para vereador. Segundo a última contagem do Tribunal Superior Eleitoral (21/09),  o município tem 521 candidatos a Câmara de Vereadores. O eleitorado de Ponta Grossa é de aproximadamente 222 mil pessoas.

Para a eleição do prefeito, 54 dos entrevistados estão indecisos. Os cidadãos que já escolheram em quem votar se basearam, principalmente, nas propostas para saúde (45 votos) e educação (20 votos). Os planos para cultura foram os menos mencionados, e nenhum dos entrevistado disse levar em conta as proposta para lazer.

O Periódico também realizou uma enquete sobre o indicativo de voto para os vereadores. As pessoas entrevistadas responderam qual o fator mais importante na escolha de seu representante na Câmara Municipal. 48 dos eleitores ouvidos afirmam que as propostas dos candidatos são o principal critério na hora de decidir em quem votar.

Em uma questão mais aberta, os moradores foram perguntados o que esperam dos futuros vereadores eleitos. Maria Helena, de 55 anos, diz que para ela o foco dos vereadores deve ser politicas de acessibilidade para os idosos: “eu espero que sejam desenvolvidas projetos que contribuam para a acessibilidade dos idosos em locais públicos, pois é cada vez mais difícil se locomover pela cidade”.