Debate entre candidatos à prefeito tem quatro, das cinco chapas inscritas

Durante o debate, prefeituráveis assinam uma carta compromisso com o DCE da UTFPR. Foto: Lucas Feld

Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o debate teve quatro dos cinco candidatos inscritos presentes. Durante a noite de terça-feira, dia 26, Aliel Machado (REDE), Jülio Kuller (PMB), Landro Soares (PPL) e Sérgio Gadini (PSOL) foram ao auditório do Centro de Convivência da UTFPR, em Ponta Grossa, que estava lotado. O candidato do PPS e atual prefeito, Marcelo Rangel, não compareceu no evento que teve início às 19h.

De acordo com o coordenador do DCE, Murilo de Freitas, o convite foi aceito por todos os candidatos, mas Rangel (PPS) estava em compromisso de campanha durante o debate. Até o o fim da apuração, a assessoria de Rangel não justificou sua falta. Segundo Freitas, após o debate da UEPG, estudantes da instituição federal sugeriram o evento em seu campus. “Muitos alunos daqui, principalmente de curso noturnos, não puderam ir por causa das aulas”, explica.

Após o debate, os postulantes assinaram uma carta compromisso do DCE. A entidade propõe maior oferta de ônibus e uma guarita da Guarda Municipal em frente ao campus, para aumentar a segurança dos estudantes. Além disso, o DCE pede que os projetos do Hotel Tecnológico e Parque Ecotecnológico, cirado pela lei nº 10.269/2010, estejam nos planos do vencedor do pleito. Para a secretária de finanças do DCE, Andrieli Coscoski, os projetos atraem universitários para a instituição e a cidade. “O Hotel Tecnológico e o Parque Ecotecnólogico são projetos que trazem o universitário para perto da área de trabalho e vão atrair pessoas de fora”, afirma.

Debate

O debate teve sete blocos, no primeiro os candidatos responderam por que devem ser prefeitos da cidade.
No segundo bloco, todos responderam a mesma pergunta sobre o transporte público de PG. As respostas explanaram propostas, o valor da tarifa, a Lei do Transporte Público, nº 7.018/2002, e o contrato com a Viação Campos Gerais (VCG).
Soares prometeu a dissolução do contrato. Küller afirmou que a VCG cumpre com o previsto na lei 7.018. Aliel promete buscar na justiça o cumprimento da lei, segundo ele, a VCG não cumpre com o proposto, e defendeu a redução da tarifa, a partir de maior transparência dos custos operacionais. Gadini questionou a ineficácia da política de transporte público desde a criação da lei em 2002 e prometeu auditar o contrato entre a Prefeitura ea VCG.

Em dois blocos os prefeituráveis responderam questões de entidades sociais, como Centros Acadêmicos da UTFPR, e da comunidade acadêmica. Preocupações das entidades e acadêmicos abordaram qualificação dos servidores públicos, ações culturais, segurança pública, nomeação de secretários e contrato de saneamento básico.

Em outros dois blocos os candidatos questionaram uns aos outros. As questões de Aliel para Küller, sobre política habitacional, e de Soares para Aliel, sobre sua transferência partidária e se ele conclui o mandato, caso eleito, criaram maior tensão entre os candidatos. Soares também criticou os critérios que o deixam de fora do debate de quinta-feira, transmitido pela tevê.