Educação: Eleitores orientam voto por melhoria em estrutura das escolas

Uma das principais propostas para educação é adotar o ensino integral nas escolas e CMEIs municipais . Foto: William Clarindo

Os alunos e alunas de Jornalismo da UEPG realizaram enquete com eleitores e eleitoras de Ponta Grossa na última terça-feira (27), no Terminal Central e na Praça Barão de Guaraúna. Foram 55 pessoas entrevistadas.

Os eleitores foram questionados com relação à atual situação do sistema de educação do município e quanto as propostas apresentadas pelos candidatos sobre o tema. Ao serem abordados sobre a qualidade do sistema de educação municipal, 54,5% dos eleitores a considera regular ou ruim. Ótimo ou bom, 39,9%. Os que não souberam opinar somaram apenas 5,4%.

Sobre as propostas foram apresentadas às principais de todos os candidatos, e não individualmente. As propostas foram: educação em tempo integral; informatização do ensino; melhoria da estrutura das escolas e melhoria da qualificação dos profissionais. Somam 34,5% os eleitores entrevistados que acreditam que a melhor proposta é em relação à melhoria das estruturas das escolas. Os eleitores que consideram que a educação em tempo integral é a mais viável somam 27,2%, 21,8% optaram pela qualificação dos professores e outros 10,9% pela informatização. Não souberam ou não opinaram somaram 5,4%.

Os eleitores também responderam sobre a qualidade das propostas apresentadas. Cerca de 58,1% consideram as propostas ruins ou regulares; ninguém considera as propostas ótimas; 30,9% as consideram boas e 10,9% não souberam opinar. Confira o resultado da enquete realizada pelos alunos de Jornalismo UEPG, através do infográfico:

Infográfico: Milena Villanueva

O professor Érico Ribas Machado é adjunto no Departamento de Educação na UEPG e coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (Nupepes/UEPG). Ele concedeu entrevista às estudantes Bárbara Popadiuk e Debora Chacarski para o Periódico.

Machado destacou os desafios que o novo gestor municipal terá com relação à educação pública. “O novo prefeito terá que se esforçar para colocar em prática o que os Planos Nacional e Estadual de Educação, que já estão estabelecidos, preconizam. Ou seja, terá de dar conta de colocar as crianças na escola, mas não apenas isso. Tem que garantir o acesso e a permanência dos alunos no ensino público”, afirma.

Com relação à educação em tempo integral, Professor Érico também é bastante claro: “Não adianta deixar a criança na escola o dia todo. A educação em tempo integral exige recursos para que o ensino em si seja integral também. Isso quer dizer que a escola precisa de uma boa estrutura, e os professores necessitam de uma boa formação”, acrescenta.

Érico ainda falou sobre temas polêmicos como o 'Passe livre' e a 'Escola sem Partido'. No que diz respeito ao transporte, o docente acredita que o que se pratica em Ponta Grossa tem bastantes limitações. “O que temos aqui não é um 'Passe Livre', e sim, um privilégio para alguns estudantes. Claro que para quem pode usufruir das passagens gratuitas, é ótimo, mas seria indispensável que mais alunos pudessem ter acesso a esse benefício. No entanto, a implantação dessa política depende da vontade da nova gestão municipal”, comenta Érico.

Falando sobre a suposta implementação do projeto 'Escola sem Partido', o professor protesta. “Essa é uma política de mordaça, de censura. Esse tipo de projeto está em consonância com uma política meramente instrumental, funcionalista. Nós não podemos ver a educação como uma ferramenta puramente técnica ao indivíduo, mas nós enxergamos o ensino como um elemento de libertação, de autonomia para as pessoas”, finaliza. Confira a entrevista realizada com o Professor Érico: