Moradores do distrito do Guaragi reclamam da falta de horário de ônibus. A Viação Campos Gerais (VCG) possui apenas oito horário na linha do Guaragi que sai do terminal de oficinas, sendo que o último é as 19h10. Foto: Ana Luisa Vaghetti
O distrito do Guaragi pertence ao município de Ponta Grossa desde 1957. Com cerca de 3.000 mil moradores divididos em vila e zona rural, a região está localizada aproximadamente a 35km do centro da cidade.
O “Papo Periódico” realizou um debate com duas pesquisadoras do distrito do Guaragi. A professora Giovane Antonoiacomi trabalha há 20 anos no distrito, na Escola Municipal Profª Maria Elvira e já desenvolveu estudos sobre origem da região e cotidiano dos moradores. Já a doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fabelis Manfron pesquisou questões culturais, identitárias e patrimoniais do distrito. Ouça um trecho do debate, em que as pesquisadoras relataram a história do distrito do Guaragi e o contexto de sua formação.
As pesquisadoras Giovane Antoniacomi e Fabelis Manfron comentam sobre o perfil dos moradores do distrito do Guaragi. A região é caracterizada por possuir uma população de classe média/baixa e principalmente voltada às atividades agrícolas. Escute parte do debate sobre a situação atual do distrito acompanhado de imagens da região e depoimentos dos moradores.
O distrito do Guaragi carece ainda de representatividade política, as demandas não são atendidas e a Sub-Prefeitura não possui atuação efetiva. As pesquisadoras analisam a situação, ouça o trecho do debate.
O Plano Diretor de Ponta Grossa engloba o distrito do Guaragi e deveria atender também as demandas da região. Mas as pesquisadoras reclamaram da falta de interesse do poder público em resolver os problemas do distrito. Escute a discussão sobre as demandas da população no trecho a seguir.