Foto: Ingrid Petroski

"Catadoras em busca de si: as mulheres da ARREP e a importância da alfabetização na cidade de  Ponta Grossa" foi o trabalho apresentado pela assistente social Camila Sopko no 5º Colóquio Mulher e Sociedade. O principal objeto da discussão foi a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL), projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto oferece alfabetização aos membros da Associação dos Catadores Rei do PET (ARREP). Segundo a pesquisadora, o serviço é mais procurado por mulheres. Das dez particpantes iniciais apenas quatro concluiram o programa, pois tinham problemas como: cuidar dos irmãos, dificuldades para chegar até a escola e proibição por parte do marido ou pai. As maiores dificuldades no aprendizado são as leituras de marcas e a identificação de preços.