Bruna dos Santos. Foto: William Clarindo

 

Apresentado no GT “Discursos e representações de gênero”, o trabalho das pesquisadoras Cristiane Spicalski e Bruna dos Santos explora os anúncios publicitários da revista feminina Grande Hotel, onde as mulheres eram o público-alvo da revista. O formato de fotonovelas predominou durante o 'boom' do jornalismo de revista brasileiro, na década de 60.  As pesquisadoras relatam uma exploração do papel da mulher como dona-de-casa e como mãe,  que consolidou um padrão para as mulheres.  “O amor materno é algo construído nessa época”, explica Bruna, que salienta publicidades voltadas a produtos de casa e banho. Já Cristiane problematiza os avanços quanto ao papel da mulher. “A mulher não perdeu seu papel de rainha do lar para ganhar espaço no trabalho, ela só acumulou”, explica Cristiane.

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.