Foto: Débora Chacarski

Na tarde desta quinta-feira, 9, segundo e último dia do 5º Colóquio Mulher e Sociedade grupos de pesquisa de gênero discutiram a proposta de parceria UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). O objetivo da iniciativa é fomentar debates de gênero e sexualidade dentro da comunidade acadêmica e buscar alternativas efetivas para visibilidade de situações de assédio, racismo, LGBTfobia.

Os grupos NUREGS (Núcleo de Relações Étnico-raciais de Gênero e Sexualidade), GET (Grupo de Estudos Territoriais) e Jornalismo e Gênero participaram do debate. Para a representante do NUREGS, Aparecida de Jesus Ferreira, o debate de gênero na Universidade é de extrema importância. "É de relevância considerar que temos alunos que vem de vários outros locais da sociedade e para que se sintam representados em todos os cursos”, defende a professora.

A representante do GET, Joselina de Silva, teve experiências negativas com as políticas burocráticas da Universidade. “A minha principal ansiedade é uma reforma na estrutura da instituição, que atualmente não possui legislação específica para o amparo de alunos transgêneros”, destaca Joselina.

A discussão de situações desiguais gerou a proposta de um levantamento dos debates de gênero na Universidade e a possível criação de um núcleo de convergência entre os grupos. A partir disso, os grupos representados pretendem criar uma página no site institucional, facilitando aos alunos a integração com os projetos com os quais se identificam.