Prof. Carlos Hugo Rocha e agrônomo Guilherme Mazer dialogam com estudantes de Jornalismo UEPG sobre o evento | Foto: Agência de Jornalismo UEPG

Com o objetivo de preservar a biodiversidade e promoção da troca sustentável, a I Feira de Sementes Crioula acontece no Acampamento Maria Rosa do Contestado, no município de Castro, nos Campos Gerais, no dia 19 de agosto. O evento será realizado entre as 8 e 16 horas, com uma programação que inclui credenciamento, café comunitário, palestras, almoço, feira de sementes e uma atividade de integração no encerramento.

De acordo com o engenheiro agrônomo Guilherme Mazer, a proposta é promover a troca de sementes e mudas de variadas espécies nativas entre produtores da Região. O cultivo de sementes crioulas se contrapõe ao controle da comercialização da agricultura, previsto no Regulamento Orgânico Brasileiro (Lei Federal 10.831/2003). “Quem conserva a biodiversidade, produz mais de 80% dos alimentos orgânicos no País e faz isso de graça é a agricultura familiar”, completa o engenheiro.

Carlos Hugo Rocha, professor de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e um dos coordenadores do Laboratório de Mecanização Agrícola (LAMA) da UEPG, destaca a luta longo dos anos pelos pequenos agricultores. “É um contraponto ao comércio da agricultura globalizada”, avalia.

A estudante de Jornalismo da UEPG, Amanda Gongra, que visitou o Acampamento no final de junho, afirma que a feira é uma oportunidade para que os visitantes conheçam a realidade dos agricultores. “O evento uma alternativa para que as pessoas possam optar pelo consumo de sementes sem agrotóxicos”, diz.

O evento é organizado pelo LAMA UEPG, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná e do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, com apoio da Agência de Jornalismo UEPG e Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol). A I Feira de Sementes Crioula é aberta ao público. Outras informações pelo contato dos telefones (42) 9990-9464 e (42) 9938-3039. Ou na rede social da Agência de Jornalismo.