O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gilson Burigo, é o homenageado do Prêmio Amigo do Patrimônio de 2018. A premiação é uma iniciativa da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC). Leonel Monastirsky Brizolla, professor e membro da APPAC, afirma que a entidade escolheu o homenageado pelos trabalhos na defesa e preservação da Escarpa Devoniana e na implantação do Parque Nacional dos Campos Gerais.

Brizolla destaca que o prêmio é um incentivo para as pessoas preservar a cultura e o meio ambiente. “É importante reconhecer quem luta por causas sociais”, diz. A estudante de Jornalismo Juliana Cosmoski reconhece a importância da premiação. “Não se vê muitas pessoas que lutam pela causa ambiental e o reconhecimento fortalece os participantes”, avalia.

A Escarpa Devoniana é o relevo que fica entre o Planalto de Ponta Grossa e o Planalto de Curitiba. Brizolla explica que a área tem espécies de vegetação e animais nativos, o que torna necessário preservar. Durante o ano de 2017 foram realizadas discussões sobre o tema, devido a um projeto de lei estadual que visava diminuir 68% da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. Na ocasição, o professor Burigo foi um dos ambientalistas que criticou o processo, lutando pela não aprovação da proposta na Assembleia Legislativa do Paraná.

Gilson Burigo também esteve presente na defesa da implantação do Parque Nacional dos Campos Gerais. Assim como a Escarpa Devoniana, a área do Parque tem vegetações e animais nativos. Com a criação do Parque, alguns fazendeiros e empresas agrícolas da Região tiverem que se adaptar às normas legais da área de preservação ambiental. “É preferível que poucas pessoas [os fazendeiros] tenham que se adaptar para benefício da coletividade do que ao contrário”, defende Brizolla. Em contrapartida, Cleber Santos, estudante de Direito e filho de fazendeiro, questiona a premiação da APPAC. “Se fosse a minha família na área, não gostaria que ela fosse prejudicada para ajudar terceiros”, critica, fala Santos.

A cerimônia de premiação da APPAC acontece durante a Semana de Geografia, no dia 26/09 às 09h00min, no Campus de Uvaranas da UEPG.