Mesmo com o setor em queda, ecoturismo se destaca 

Um dos principais pontos turísticos de Ponta Grossa, o Buraco do Padre está localizado dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais.

Foto por: Éder Carlos

 

A pandemia afetou o turismo na cidade e gerou danos de 300 milhões de reais em 2020, segundo dados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB). As referências decorrem do grande número de eventos cancelados por conta da Covid-19. A única área do turismo que não teve queda foi a de atividades e excursões ao ar livre, com aumento na procura em agências.  

 

A atividade turística consegue movimentar hotéis, restaurantes, parques naturais, bares e empresas de eventos. Deste modo, traz pessoas de outras cidades e gera impacto socioeconômico. O setor turístico de Ponta Grossa foca no turismo de negócios e eventos, principalmente em atividades de periodicidade anual e de grande porte. Algumas das atividades  canceladas em decorrência do coronavírus, foram  a München Fest, a Feira Paraná e os Jogos Estudantis Municipais. 

 

O presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG), Daniel Wagner, explica que, para que o turismo aconteça, é necessário movimentação e aglomeração de pessoas. “Essas duas variáveis foram muito impactadas e ficaram muito restritas com a pandemia. Eventos, reunião de pessoas em restaurantes, festas e cerimônias, tudo isso ficou restrito”. 

 

De acordo com a presidente do PGCG CVB, Thaís Pius, a movimentação de pessoas gera ocupação nos hotéis da cidade de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, há uma movimentação menor de turistas. Com a pandemia e a paralisação dos eventos e viagens de negócios, muitas famílias passaram a visitar  os pontos turísticos da região.

 

Para a presidente do PGCG CVB, há uma retomada do setor turístico, principalmente por conta do turismo de curta distância, quando pessoas de cidades próximas vêm conhecer a região. Thaís também explica que há um aumento do público local nos atrativos turísticos da cidade.

 

 “Essa questão do turismo de curta distância está muito forte neste momento. A gente consegue perceber claramente um aumento no público local porque isso se torna uma opção mais segura, você vai para mais perto de casa e não se expõe tanto. Então é uma opção que tem sido bastante procurada pelos moradores de Ponta Grossa”  reitera a presidente. 

 

Ecoturismo

Por outro lado, o turismo de natureza se destaca no período da pandemia. “O crescimento do ecoturismo veio numa hora muito boa, porque as pessoas estão de fato valorizando cada vez mais espaços ao ar livre e áreas naturais”, relata Daniel Wagner. O presidente do SEHG destaca o parque Buraco do Padre como um dos mais atrativos.

 

No primeiro final de semana de reabertura do parque Buraco do Padre em setembro de 2020, houve filas de espera na entrada, nos atrativos e banheiros. O gerente operacional do parque Buraco do Padre, Samuel Vogetta, relata que, após o ocorrido, o parque limitou a venda de ingressos de maneira online e presencial de modo a receber um número menor de visitantes. 

Ficha Técnica: 

Repórter: Levi de Brito

Publicação: Maria Fernanda de Lima

Supervisão: Profs. NRI I Fernanda. NRI I Rafael K. Textos II Kevin. 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.