Em 2021, a semana da Água ficou marcada por diversas ações, como a manifestação do Papa Francisco, que defendeu o direito universal à água potável, além da campanha da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que também aproveitou o momento para alertar ao uso consciente da água. O Dia Mundial da Água (dia 22 de março) é uma data definida em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a utilização e os conflitos que envolvem a posse política e a mercantilização causada pela constante procura pela água.

Das questões levantadas em torno dos recursos naturais no mundo, destaca-se o histórico político e os conflitos que envolvem o consumo da água. Esta é a avaliação do professor e pesquisador sobre recursos hídricos do mundo, Rodolfo Chagas. Na avaliação do Professor, que atualmente coordena o Curso de Relações Internacionais no Centro Universitário Belas Artes (em SP), a distribuição política da água nem sempre segue a distribuição territorial, fazendo com que verdadeiras guerras de recursos se formem em diversos países em que as questões hídricas se encontram comprometidas. “A água é um dos poucos recursos naturais que não tem uma regulamentação internacional, portanto cada país faz o que quer (sobre a distribuição)”, reforça o professor.

No Brasil e no mundo, há um debate constante sobre a privatização da água, reforçada por ações como projetos de lei, comuns no país, questionando o saneamento oferecido pelo Brasil. Para Rodolfo Chagas, a questão mais importante que envolve a distribuição da água é o tratamento e não produção. “Geralmente, quem defende a privatização da água fala em produção de água, mas não existe produção e sim tratamento, pois a água é um recurso natural, que precisa ser tratado e distribuído”, explica. A privatização e a mercantilização do recurso natural também preocupam os membros do Fórum das Águas dos Campos Gerais, no Paraná. “A luta pelo direito à água envolve os mais diversos setores da sociedade, pois não se pode entender a água apenas como uma mercadoria”, explica Sérgio Gadini, integrante do Fórum.

O Dia Mundial da Água em 2021 reforça a importância de um bem natural responsável pela sobrevivência do mundo, trazendo à tona debates muitas vezes esquecidos ou ignorados por aqueles que, confortavelmente, têm acesso diário à água. Esta é a avaliação do estudante de Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Thiago Tison. “Em tempos em que a ciência vem sendo descredibilizada, o descaso com recursos naturais que envolvem a proteção das águas aumenta e apontam um esgotamento do sistema hídrico”, alerta.

Ficha Técnica:

Repórter: Maria Helena Denck Almeida