Os municípios da região dos Campos Gerais, incluindo Ponta Grossa, têm ganhado destaque na área das práticas de atividades físicas ao ar livre pelos visitantes que percorrem as áreas naturais da região. Práticas como a trilha, ciclismo e rapel se tornaram populares e passaram a ser realizados por um maior número de pessoas. O Parque Estadual de Vila Velha, a Cachoeira da Mariquinha e o Buraco do Padre se destacam como alguns dos locais mais utilizados para a prática destas atividades. 

O ecoturismo e o turismo de aventura (práticas de esportes em meio a natureza) se tornaram as atividades mais procuradas pelos visitantes. A guia de turismo Rita de Castro Martins conta que a prática dessas atividades aumentou nos últimos anos e que a região possui a capacidade de atrair ainda mais turistas, caso o poder público e a população continuem investindo na área. “Hoje nós temos dois locais bem estruturados que recebem os maiores números de visitantes, mas a região possui outros lugares com belezas naturais como as cachoeiras da Mariquinha e São Jorge que ainda carecem de melhorias em suas estruturas para atrair mais visitantes.” 

Cachoeira da Mariquinha

Cachoeira da Mariquinha | Crédito: Juliano Makohin/Divulgação

 

Juliano Makohin é técnico em informática e praticante de trilhas de forma recreativa. Ele explica que este tipo de exercício, especialmente no atual período de pandemia, foi a resposta encontrada para enfrentar os problemas trazidos pelo isolamento, como a ansiedade e a falta do contato com o mundo exterior. “Além de algo que motiva a conhecer novos lugares e a desafiar a si mesmo, praticar trilhas auxilia a manter a mente e o corpo trabalhando de forma saudável”, conta. 

O psicólogo Nicolas Fialho explica que o contato com a natureza promove melhoras na saúde mental, já que a interação com o meio faz parte da condição humana, atuando de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas. “Esse contato nos ajuda a responder de forma positiva às situações como o estresse e o humor, auxiliando diretamente na melhora destes e de outros elementos”, detalha.

O cicloturismo é outro tipo de atividade que tem se popularizado em Ponta Grossa. A prática consiste em praticar trilhas e explorações na natureza utilizando uma bicicleta como meio de transporte. Nathan Kawahara pratica a modalidade há oito anos e vê a região dos Campos Gerais, especialmente o distrito de Itaiacoca em Ponta Grossa, como um grande potencial para o desenvolvimento do esporte. “A região tem muito a oferecer. Como muitas vezes faltam atenções, alguns locais acabam pouco visitados ou apresentam problemas devido a ação humana. Com novas ciclovias e um aumento do incentivo, a região pode abrigar ainda mais turistas”.

 

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui

 

Ficha Técnica

Repórter: Lucas Ribeiro 
Edição: Diego Chila
Publicação: Lucas Müller
Supervisão de Produção: Muriel Amaral, Cândida de Oliveira e Jeferson Bertolini
Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.