Foto: Thaiz Rubik

Aconteceu na sexta-feira (11), no Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa, debate sobre a proposta de redução da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. O encontro contou com a palestra dos professores Gilson Burigo e Carlos Hugo Rocha, ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O deputado estadual Péricles Holleben de Mello (PT) também esteve presente e falou sobre o papel da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana para a sociedade.

O projeto de lei 527/2016, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, prevê a redução de 70% da APA da Escarpa Devoniana. O objetivo do debate é esclarecer sobre a importância da área e as consequências que a aprovação do projeto de lei pode impor ao patrimônio natural dos Campos Gerais.

O professor Gilson Burigo ressalta que os debates servem de oportunidade de conhecimento sobre o que é a APA e a ameaça que ela sofre através do projeto. Um dos pontos que Burigo levanta é a importância do conjunto de águas presente na região. “Se comprometermos a quantidade e a qualidade das águas, será um prejuízo, tanto no abastecimento de água, quanto na qualidade dos processos econômicos, como agrícola, pecuário, industrial, não só da região, mas de todo o Paraná”, afirma. A acadêmica do curso de Licenciatura de Ciências Naturais Milene de Oliveira entende que “o debate faz com que os alunos de licenciatura fiquem esclarecidos perante o tema e possam colocar em prática o conhecimento adquirido quando forem dar aula na área de Educação Ambiental”.

O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Lia Antiqueira, pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares Tecnologia e Sociedade (GPEI) e pelo Grupo de Pesquisa em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (CONEA). Estavam presentes os alunos do curso de Ciências Naturais e Ciências Biológicas da UTFPR.