Crítica de Ponta

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.

Lixo, loucura e lucidez

Por Rafaela Martins

O documentário Estamira traz a história de uma catadora de lixo no aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Estamira trabalha no Gramacho há mais de 20 anos e sofre de distúrbios mentais, que são explicados ao longo da obra. Os primeiros momentos mostram a rotina da mulher, desde os muitos quilômetros andados de sua casa humilde ao lixão, até a relação dela com os outros catadores que trabalham no local e o resgate dos materiais descartados por lá.
“Estamira” é narrado inteiramente pela protagonista, o que dá um tom literário ao documentário, em especial pelos devaneios de Estamira capturados pelo diretor Marcos Prado. Enquanto trabalha, a mulher contempla a vida e a morte, sua própria existência e seus questionamentos. Muitas reflexões de Dona Estamira fazem o espectador pensar e a sabedoria da mulher fica evidente no documentário, ainda que ela seja perturbada pelas alucinações de sua mente. Percebe-se, também, uma grande revolta dela perante a religião. Em vários momentos do filme, é possível ouvi-la xingando a figura de um “deus assaltante”, nas palavras dela, que permite que o mal aconteça. 
Dado momento, ao olhar a quantidade de lixo no lugar, a catadora comenta que as pessoas produzem, consomem e descartam demais, uma crítica lúcida ao consumismo exagerado na nossa sociedade. Até 2012, quando foi encerrado, o aterro de Gramacho recebia 7 mil toneladas de lixo por dia, provenientes da baixada fluminense.

Diabo Veste Prada mostra os desafios do mundo editorial da moda

Por Renato Valenga

Quanto você estaria disposto a ceder para ter o sucesso e o glamour de um emprego dos sonhos?
O enredo de Diabo Veste Prada gira em torno da estagiária Andrea. A jovem entra para a cobiçada revista Runnaway, mas logo percebe que o mundo editorial da moda é superficial e muito diferente do cotidiano de sua vida de jornalista. A autoridade intimidadora de Miranda, chefe da revista interpretada por Meryl Streep, desafia Andrea a se adaptar à nova realidade. A jornalista mostra que disciplina e dedicação podem ser fundamentais para desafios do mercado de trabalho.
A obra, que foi inspirada no best-seller de mesmo nome, também reflete sobre a ideia de que o sucesso cobiçado por muitos nem sempre é perfeito e que nem todo mundo gostaria de viver dessa forma. O Diabo Veste Prada é um filme produzido por Wendy Finerman. O elenco principal é composto por Anne Hathaway e Meryl Streep. O Foca na Tela foi criado pelo curso de jornalismo UEPG. O objetivo é oferecer um espaço de conversa com a comunidade sobre filmes que retratam a rotina jornalística.

Coluna DC Social mostra o cotidiano da elite ponta-grossense

Por Ingrid Petroski

O jornal diário dos campos possui a coluna “DC social”, o espaço é destinado para pessoas com status social na cidade. Aparecem fotos, várias “selfies” dessas pessoas com legendas, na maior parte comemorando aniversários, mostrando viagens ou mesmo o cotidiano de alguns ponta-grossenses.
Eventos artísticos e solidários também aparecem de forma breve na coluna. Questiona-se o fato do conteúdo estar dentro de um jornal. Associamos o jornalismo como espaço de interesse público e de participação plural da sociedade e a coluna tem um conteúdo mais voltado a personalidades de Ponta Grossa.
A coluna fica em um caderno separado do impresso, diariamente são duas páginas, ao final com publicidade. Nos finais de semana a coluna “DC find” contempla a coluna social e o conteúdo se mantém igual aos dias da semana com as fotos, legendas e propagandas.
 
 
 

Teatro sem diálogos com a peça Calabouços

Por Ana Lopes

Calabouço é o título de uma das mais importantes peças da escola e companhia de teatro, Bianca Almeida. A peça foi escrita pela diretora da escola, para à conclusão o segundo módulo do Teatro e apresentada pela primeira vez em maio de 2018, no palco B do cine Teatro Ópera. O espetáculo fala sobre depressão, síndrome do pânico, ansiedade e suicídio, de maneira criativa e nada convencional.
A apresentação dura aproximadamente 40 minutos e não possui diálogos. Diferente do que se pode pensar, a peça teatral não conta a história de alguém que está passando por esses problemas, mas transmite nas cenas do início ao fim os sentimentos, as dificuldades e a luta de uma pessoa com transtornos psicológicos. A expressão corporal dos atores e olhares são muito explorados.
A peça equilibra momentos de músicas, sons, coreografia e dança com pequenos monólogos dos 7 atores participantes, que falam diretamente com o público. O nome “calabouço” é uma metáfora às condições de prisão emocional e muitas vezes física, que uma pessoa com transtornos psicológicos passa. O enredo conta as dificuldades de deixar este “calabouço” e incentiva o público a perceber e ajudar as pessoas que estão passando por problemas como depressão e ansiedade. Doenças graves, não banais, que se não tratadas podem levar ao suicídio.
 

Dança holandesa conserva a cultura em Carambeí

Por Priscilla Pires

Carambeí mantém a cultura trazida pelos holandeses para a região dos campos gerais nos séculos XIX e XX.  Além da gastronomia outra grande herança da cultura holandesa é a dança tradicional. A tradição da dança holandesa é composta de minuetos, valsa, schotische e a polka . Em suas coreografias os dançarinos desenvolvem passos em grupos de casais, formados em circulo ou filas de pares. Isso tudo ao som da música típica e vestidos a caráter. Muitos dos passos usam o tradicional tamanco que acrescenta sons a coreografia.
A dança folclórica era originalmente executada pelos camponeses  e retratam cenas do cotidiano, como afazeres domésticos, colheita e profissões. A dança folclórica holandesa ainda resiste em meio às modernizações e à extinção de colônias de imigrantes, e conserva a cultura geral e as tradições holandesas
 

Confira o programa Crítica de Ponta na TV:

Input caption text here. Use the block's Settings tab to change the caption position and set other styles.