Crítica de Ponta - Turma B #04

 

 

 

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.

 
 

Vestibular de Verão da UEPG cobra clássico de Machado de Assis

Fernanda Wolf

Dom Casmurro, de Machado de Assis, é considerado um dos grandes clássicos da literatura brasileira. É usado como referência desde cedo nas escolas e também objeto de estudo de pesquisadores. Os enigmas presentes no livro despertam a curiosidade mesmo após 118 anos de publicação.
Bentinho é o personagem central da história. O livro conta desde a infância do autor e a promessa feita à sua mãe de que iria para o seminário para se tornar padre. Porém, a paixão pela sua vizinha e amiga, Capitu, acaba deixando-o em dúvida sobre a vida de padre. Apesar disso, Bentinho vai para o seminário e conhece Escobar, que se torna seu amigo. Após alguns eventos, Bentinho começa a suspeitar que Capitu o traiu com Escobar – a dúvida, é o que sustenta o suspense do livro.
O sofrimento de Bentinho também se deve à constatação que seu filho com Capitu ‘seja a cara’ de Escobar.
Os capítulos são curtos, a leitura é dinâmica, e apesar de ter uma linguagem de época, não é tão complicada.
Afinal, você acha que Capitu, a menina de olhos oblíquos e dissimulados, cometeu adultério?
A prova do vestibular da UEPG acontece nos dias 9 e 10 de dezembro.

 
As belezas de Ponta Grossa
Marina Santos
Uma dica bacana para este feriado é visitar as cachoeiras da cidade. Em Ponta Grossa no Buraco do Padre você pode aproveitar uma água mais gelada e profunda, a trilha de acesso ao local possui acessibilidade para pessoas com deficiência física, tornando um passeio para todos.
Na cachoeira do Rio São Jorge, você pode realizar uma trilha para chegar até a cachoeira e admirar belas paisagens pelo trajeto em despenhadeiros. Embora possua uma água fria, o local permite acampar durante o final de semana na beira do rio São Jorge. Lembrando que a cachoeira e o rio ficam em lugares diferentes e que na cachoeira não é possível chegar de automóvel, apenas caminhando.
A Cachoeira da Mariquinha é localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Ponta Grossa. Para chegar até a cachoeira o turista precisa fazer uma trilha e pode admirar a mata nativa e alguns arenitos presentes pelo trajeto. O local é ótimo para acampamentos .
É importante ressaltar que os meses de novembro, dezembro e janeiro são os que mais possuem casos de afogamento, portanto, os turistas devem ter cuidado.
Para poder aproveitar um passeio nas Cachoeiras, você vai gastar em média 15 reais por pessoa, para passar um dia inteiro e para acampar em média 25 reais. O horário de passeio é das 8 da manhã às 8 da noite.
 
 
O som de Araçá Mutema
Julio César Padro
 
A banda local composta pelo trio Felipe Bortoli (guitarra/violão ), Johnny Willian (baixo),Wlader Better (bateria), Aline Garabeli (piano e percussão) e a vocalista Mayã Campos apresenta um estilo latino com retoques de percussão brasileira.
O show aconteceu no Phono Pub, localizado na rua Balduíno Taques e iniciou próximo a meia noite com um grande sucesso brasileiro, a música Madalena de Elis Regina e logo animou o público do pub que acompanhou o show no espaço apertado do bar.
Com ritmo predominantemente latino, a banda mistura batidas que remetem a cumbia com uso de chocalho, pandeiro e violão e a cadência do samba, que dão ao show um tom dançante e permitem uma apresentação performática da vocalista Mayã Campos.
Apesar da característica rítmica da banda, faltou fôlego para a vocalista nas duas últimas músicas, ao fim da apresentação, devido a escolha de canções com mais de 5 min de duração acompanhadas durante todo o show pelo ritmo dançante da cantora.
O próximo show da banda Araçá Mutema será na chácara Caminho do Imperador, rua General Aldo Bonde, às 14h e o preço do ingresso custa 15 reais.
 
Coxinha vegetariana atrai público universitário
Gabriel Miguel

Para quem busca uma opção vegetariana de lanche na UEPG, às quintas feiras, a barraca da dona Helena serve coxinhas veganas.
A barraca é parte da feira da IESOL que acontece entre terças e quintas feiras no pátio do campus central. A coxinha é um boa opção pra quem busca um lanche sem carne e que mantenha a tradição do prato. Ela é bem frita e tem bastante recheio. A massa é feita de mandioca e o recheio é casca de banana com molho.
A coxinha é menor que uma coxinha de frango, mas pela composição, a sensação de satisfação é a mesma. O preço de 3,50 é o mesmo de uma coxinha de frango que pode ser encontrada nas lanchonetes em torno da universidade, mas que nem sempre estão frescas e saborosas quanto às da dona Helena.
A coxinha é bastante salgada e o recheio é carregado de tempero, o que é comum na culinária vegetariana, mas o que pode afastar algumas pessoas que preferem sentir o sabor do alimento.

Irati promove shows nacionais
Lorena Panassolo


Conhecida por suas festas com música eletrônica, sertanejo e funk, que são as principais atrações do fim de semana. Uma casa noturna em Irati começou a promover show diversificados e apostar no rock nacional, atraindo um novo público. Atrações como Humberto gessinger e roupa nova já se apresentaram na cidade. Nesta semana a banda confirmada é nenhum de nós com um show inédito no município.
Shows como estes são voltados para um público específico e não chega a lotar a casa, bom para quem quer apreciar o show. O local também não é grande, o que faz com que a interação com o público seja ainda maior.
A banda gaúcha foi fundado em 1986, em Porto Alegre por Sady Homrich e Carlos Stein. Com o mesmo estilo desde o começo da carreira, a banda de pop rock tem músicas que fazem sucesso até hoje, como astronauta de mármore, que já foi regravada na versão sertaneja por loubet, você vai lembrar de mim e Camila, Camila, música que trouxe o reconhecimento nacional da banda e ficou em terceira música mais tocadas nas paradas brasileiras em 1988.

 
 






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*