<!doctype html>

 

*|MC:SUBJECT|*

 

 

Crítica de Ponta

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.

 


Ponta Grossa não oferece muitos locais para prática de atividades físicas

Ingrid Petroski



O Complexo Ambiental Gov. Manoel Ribas, popularmente conhecido como “Parque Ambiental” atrai praticantes de exercícios físicos. O parque localiza-se no centro, ao lado do Terminal Central, porém é sobrecarregado pela carência de outros espaços na região. Para esportes coletivos há uma arena de futebol society, equipamentos para tênis de mesa, uma quadra de basquete e duas de vôlei. Porém não existe uma organização de quem utiliza as quadras, quem chega primeiro tem preferência. Apenas o espaço é disponibilizado, os equipamentos, como bolas, não.

Para atividades esportivas de condicionamento físico individuais estão disponíveis barras de exercícios, equipamentos de ginástica, pista com 1 quilômetro de extensão para a prática de caminhada, entretanto, a pista é estreita e pessoas que não estão se exercitando caminhma no mesmo local. Também há uma pequena pista de skate, utilizada na maioriadas vezes, por jovens. Nenhum desses espaços possui cobertura, todos são ao ar livre.


Há quem pratique outros exercícios em meio à grama e as árvores, como andar de patins e dança, em que a população deve levar seu próprio equipamento. Durante o horário de almoço, encontram-se pessoas praticando alguma atividade física durante o intervalo do trabalho. Os momentos com maior fluxo de esportistas são no começo da noite e nos finais de semana.

Faltam espaços e equipamentos esportivos no Parque Ambiental para dar conta de atender à população. Além do local ter precariedades seja pelo desgaste ou falta de manutenção.

 

No último sábado, dia 05, aconteceu o III Colóquio sobre Currículo Educacional e Diversidades na Universidade Estadual de Ponta Grossa


Enaira Schoemberger
 

A discussão tocou assuntos como a resignação de sexo para a comunidade trans e cotas para transexuais em universidades públicas. Teve ainda o debate sobre a legalização da prostituição, assunto abordado no livro de Amara Moira, “E se eu fosse puta?”.

Infelizmente, a professora não conseguiu trazer a edição do livro. Mas estava disponível para o público “Vidas Trans, A Coragem de Existir”. A obra traz depoimentos de quatro pessoas trans. Além de Amara, Márcia Rocha, T. Brant e João W. Nery. Este um dos precursores, no Brasil, da luta pelos direitos trans, falecido há duas semanas.

 

Os relatos mostram as dificuldades e os preconceitos enfrentados pelos quatro. A partir de suas experiências é possível perceber, no espaço aberto e crescente no campo literário, que a luta dos LGBTQ+ vem conquistando, sim, reconhecimento na sociedade brasileira.
 

O livro toca quatro aspectos diferentes da vida trans. Um olhar sobre a minoria pela minoria. Desde a “saída do armário”, até o relacionamento com suas famílias, colegas e estudos, o livro traduz diferentes olhares sobre as dificuldades e sabores da vida de uma pessoa assumida como trans. 

O prefácio é assinado pela pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus e por Laerte, cartunista e chargista brasileira.

 

 


 

 

Mostra de biologia acontece todos os anos na UEPG

Millena Lopata

   

A 12ºmostra de biologia, acontece todos os anos na Universidade Estadual de Ponta Grossa e é organizado pelos alunos do terceiro ano do curso de Ciências biológicas, enquanto os alunos do primeiro e segundo ano realizam estandes com a apresentação. Já os estudantes do quarto ano, expõem os temas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

A mostra tem como objetivo central aproximar os alunos do ensino básico, fundamental e médio do conhecimento científico produzido na universidade. Além disso, proporciona à comunidade de Ponta Grossa conhecer mais o espaço da UEPG e conhecer os espaços da uepg e os trabalhos desenvolvidos. E essa proximidade pode influenciar nas escolhas futuras dos estudantes, em relação a área que desejam seguir.

Como são os acadêmicos que pensam desde o planejamento até execução das atividades, isso gera uma liberdade para desenvolver suas competências, aprender com os erros e experimentar novas atividades.

 
 

No dia 31 de outubro, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, aconteceu o lançamento do livro “Contos Fantásticos de Avós Extraordinários”

 

Ana Flávia Aranna


O livro conta com ilustrações do ponta-grossense Vilson Gonçalves, professor do Departamento de Artes da UEPG.  A obra reúne contos de literatura fantástica. As narrativas trazem  elementos do universo imaginário.
Mencionadas no título, histórias entre avós e netos mostram as peculiaridades dessas relações e contraste entre as gerações. Os contos se passam em diferentes locais, na terra e até mesmo no espaço.  O livro foi lançado pela Editora Draco em parceria com Instituto Pegaí Leitura Grátis. E não tem fins comerciais.


“Contos Fantásticos” é o sétimo livro de Ana Lúcia Merege, que já tem um longo percurso pela literatura infantil.No lançamento, a autora destacou, entretanto, que a obra foi pensada para leitores de diferentes idades.

Embarque nessa leitura cheia de fantasia e contos extradiordinários, mas familiares. Histórias de avós de todos os estilos, dos carrancudos aos amorosos. E não faltam netos travessos.

 

Confira o programa Crítica de Ponta na TV:

Edição produzida pela turma A