Crítica de Ponta

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.

 
 
 

Quanto custa uma experiência artística em bares de Ponta Grossa?

 

Por Ane Rebelato

É comum que bares e restaurantes de Ponta Grossa ofereçam couvert artístico aos
clientes durante a permanência no local. O couvert é uma apresentação, geralmente musical, de uma banda ou de um único artista. Os estabelecimentos oferecem o serviço nos finais de semana ou véspera de feriado, momento em que há um maior número de pessoas frequentando o local.

O Boteco da Estação em Ponta Grossa proporciona a experiência aos seus clientes.
O estabelecimento comunica, logo na entrada, a cobrança de uma taxa de R$ 5,00 por pessoa, para pagar o artista. A questão é que como o local possui dois ambientes, um interno e outro externo, quem opta por ficar na parte de fora paga por um serviço que não utiliza. O músico fica na parte de dentro do bar, sendo impossível ouvir a apresentação da parte de fora.

Quem escolhe a área coberta do bar consegue ter uma experiência diferenciada, pois a apresentação ao vivo conta com músicas de diferentes gêneros, agrada todos os públicos. Além disso, a taxa é significativamente barata pelo tempo de show, que dura em média duas a três horas.

Algo que é incômodo tanto para os clientes que escolhem ficar na área interna do bar quanto para o artista que está se apresentando é o pequeno espaço disponibilizado para a quantidade de atividades. A divisão do local fica por conta do músico, dos clientes e de uma mesa de sinuca localizada bem no centro, sendo muita informação e barulho ao mesmo tempo. O boteco torna-se um local inviável e desagradável para todos os que disputam aquele espaço.

Serviço
Local: Boteco da Estação - Bairro Olarias - Ponta Grossa/PR
Endereço: Rua Ermelino de leão, n° 1565
Valor do couvert: R$5,00

 

 

                            Casa Colaborativa chega a Ponta Grossa

 

Por Milena Oliveira

O conceito Casa Colaborativa surgiu em 2015, com o propósito de reunir empreendedores e pequenas empresas que, embora atuem em áreas diferentes, têm objetivos semelhantes. Além de realizarem seus projetos próprios, eles atuam em conjunto para promover a casa e ter alguma forma de impacto na sociedade, seja social, cultural ou ambiental. Há um mês e meio foi inaugurada Casulo, a primeira Casa Colaborativa de Ponta Grossa.

O local vende desde acessórios, roupas, passando por produtos de higiene e beleza naturais, decoração, utilidades, até presentes criativos - artesanais e sustentáveis. O espaço oferece prática de Yoga, Heike, rodas de conversa, cursos de bordado e costura, atendimento a mulheres grávidas e mães. Já na parte externa funciona uma cafeteria e um ambiente de convivência, e nos fins de semana eventos como bazar, palestras, exposições e música ao vivo. O objetivo é valorizar o produto artesanal e em pequena escala, possibilitando ao pequeno empreendedor o contato direto com o mercado.

Apesar de ser algo novo, Casulo já tem uma alta adesão e circulação de pessoas. As idealizadoras contam que esperavam abrir apenas um domingo por mês para eventos, mas todos os domingos de novembro e dezembro já estão com a agenda lotada, devido à grande procura. A Casa pretende ampliar para projetos sociais e atender pessoas em situação de risco.

Localizada no centro da cidade, colorida e acolhedora, Casulo traz sensação de bem-estar e desperta inovação. O espaço é pequeno e aconchegante, com livros disponíveis e cadeiras à disposição para quem quiser desfrutar do local. Um espaço inovador que incentiva a discussão sobre consumo consciente, responsabilidade social e, claro, economia colaborativa.

Serviço
Casulo Casa Colaborativa
R. Dr. Paula Xavier, 1352 - Centro, Ponta Grossa
Horário: Terça a Sábado - das 10h às 18h
Para maiores informações sobre as empresas que funcionam no local e domingos com eventos acesse: www.instagram.com/casulo_casacolaborativa


 
 

                        O Coringa retorna com uma piada digna

 

Por Gustavo Camargo

O Coringa, dirigido por Todd Phillips, é uma das maiores surpresas do cinema em 2019. Através da atuação de Joaquim Phoenix, é possível ver a premiada interpretação de Heath Ledger renascer de uma maneira digna, desta vez com uma perspectiva alinhada, de acordo com a realidade que o personagem Arthur Fleck vivia, antes de se tornar um vilão.

O filme retrata uma cidade de Gotham ambientada em 1981, com elevados índices de desigualdade social e violência. O personagem Arthur Fleck possui problemas neurológicos, que o fazem rir subitamente em momentos inapropriados, e devido a condição de Arthur, os problemas da sociedade transparecem-se e tornam-se exponenciais e revoltantes.

Conforme o filme prossegue, o espectador passa a compreender a insatisfação do protagonista que fracassa como comediante de stand-up, sobrevive com poucos recursos em um pequeno apartamento junto com sua debilitada mãe e presencia a revolta do povo e do Coringa, como uma consequência de quem vive na margem da sociedade e é renegado pelo Estado.

O filme trabalha com o suspense psicológico, inclusive de maneira gráfica em alguns momentos. No entanto, há reclamações que apontam a falta de moral na maneira com que o filme é construído e ressaltam a possibilidade de impactos negativos na realidade, como atentados ou revoltas. Porém, a crítica que o filme faz, por meio de um protagonista sociopata e injustiçado, torna-se pertinente ao expor o medo que a ignorância e a insatisfação podem provocar, principalmente para quem está no poder.

O filme lotou as sessões das salas de cinema durante a semana de estreia em Ponta Grossa, ele fica em cartaz até o dia 7 de novembro no Cine Araújo.

 
Cento e vinte e seis anos e Mário de Andrade ainda é vanguardista

 

Por Rafael Santos

Neste mês de outubro marca o aniversário de um dos escritores pioneiros da poesia e escrita modernista, o escritor paulista Mário de Andrade. Dentre suas obras mais famosas está o romance polêmico: Amar, verbo intransitivo obra publicada em 1927. A história chama atenção pela linguagem diferente que se afasta do português correto e remete a um português mais coloquial. Assim a escrita de Mário destaca-se pela maneira como se aproxima da forma como as pessoas falam cotidianamente.

Por ser uma obra diferente, foi considerada como um romance modernista da primeira fase, quebrando com o padrão linguístico. No título o romance apresenta uma contradição expressiva, afinal, o verbo “amar” é transitivo direto e não intransitivo. O autor na construção narrativa busca criticar os valores brasileiros da época, ao mesmo tempo que diz que esses comportamentos são muito inconscientes.

A história se dá pela vinda da alemã Fräulein para a casa de Souza Costa, ela é uma mulher bonita e dedicada que foi contratada pelo Senhor Souza para iniciar a vida amorosa e sexual de seu filho Carlos. Um dos pontos negativos da história é o sexismo social vigente e presente na narrativa, colocando as mulheres como objetos sexuais ou interesseiras. Mas uma crítica positiva a destacar é que, justamente o autor queria criticar esses papéis. A narrativa é construída na terceira pessoa, mas o autor acaba entrando dentro da história para fazer algumas observações, comentando, criticando e expondo ideias feitas em primeira pessoa.

Alguns pontos que podem ser negativos, por tratar de um romance clássico, é que a história não tem uma divisão de capítulos, também não há uma definição dos discursos, ora é direto ou indireto e também livre. Outra crítica é que os comentários do autor no meio da história podem atrasar a leitura ou deixá-la cansativa. A pontuação também pode dar certa dificuldade a leitura e o ritmo depende muito da capacidade de cada leitor. Mário de Andrade é um experimentador da linguagem, e para quem gosta de sair da zona de conforto e ler algo diferente, Amar, verbo intransitivo traz uma experiência diferenciada.

Serviço
Autor: Mário de Andrade
Ano: 1927
Páginas: 170
Obra: Romance

Peça apresenta a cultura caipira e feminismo para crianças a partir da história de Inezita Barroso

Por Bruna Kosmenko

O 47° Festival Nacional de Teatro aconteceu do dia 22 até o dia 27 de outubro em Ponta Grossa. Nesta edição o evento contou com 19 espetáculos em diferentes horários e locais da cidade. Aconteceram apresentações no Cine-teatro Pax, Cine teatro Ópera e, ainda, espalhadas pelas ruas da cidade.

Na quinta-feira, 24, no Cine-teatro Pax foi exibida a peça "Oi lá Inezita";. A peça infantil veio de São José do Rio Preto/SP para apresentar o espetáculo que reúne de forma sintetizada a trajetória da cantora Inezita Barroso, falecida em 2015.

Com tom de comédia a peça envolve música caipira de viola, dança, poesia e fragmentos que relembram a história da artista, com duração de 1h20. O grupo que exibiu a peça se chama "Companhia Cênica"; e atua há mais de 10 anos sendo dirigida por Fagner Rodrigues. Segundo o diretor, a peça nunca está genuinamente pronta, eles a aperfeiçoam a cada apresentação.

O espetáculo estreou em agosto de 2018, depois de mais de 6 meses de ensaio diário. O elenco é composto por três homens e três mulheres, as quais representam Inezita em 3 fases da vida: a juventude, a vida adulta e, também, idosa.

O grande enriquecimento da peça, devido ao fato de ser voltada ao público infantil, foi enfatizar que a cantora, durante a vida e a carreira, não ficou presa à estrutura machista da sociedade que dizia que ela não podia ser violeira por ser mulher. A peça traz um debate feminista de forma leve e com tom de comédia, facilitando o entendimento das crianças. Além disso, a peça também faz uma crítica ao governo atual que fere os direitos culturais da sociedade, mostrando a importância do teatro e da música ao público.



Foto: Bruna Kosmenko

 

                            Marcas do feminicídio nas lentes da fotografia

 

Por Mariana Santos

A foto tem o poder de registrar momentos do cotidiano, mas também debater
temas relevantes como o feminicídio. A exposição "Tarde demais para flores"; da estudante de Jornalismo, Saori Honorato, retrata através de fotografias, a história de três famílias de Ponta Grossa que foram vítimas do crime contra mulheres.

A exposição contém fotos que expressam como o crime afetou o cotidiano das famílias e inclui a exibição de um mini-documentário com depoimentos de duas mães que perderam as filhas vítimas de feminicídio em 2017, além de entrevista com uma filha que perdeu a mãe em 2018. A relação das fotos expressa momentos comuns das famílias, mas traz, através das lentes, diversos sentimentos. Ao ver as fotos, é possível perceber como a fotografia tem o poder de suscitar debates e revelar outras perspectivas do tema abordado.

Com início na segunda-feira (28), no Museu Campos Gerais, a exposição ainda circulou por dois lugares diferentes na última semana de Outubro. Na terça-feira (29), a exposição esteve no Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, em evento destinado a estudantes e professores do ensino médio. E na quarta-feira (30) a produção foi exibida no Campus Central da UEPG. 

A mostra foi um dos projetos selecionados pela Seletiva de Apoio a Projetos em Cinema, Fotografia e Vídeo, promovido pela Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa. A exposição conta com o apoio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Projeto Lente Quente e Museu Campos Gerais.


Foto: Mariana Santos

Serviço
Próxima exposição
Local: Cidade de Ipiranga (local a ser definido)
Data: 19 de novembro
Apoio: CRAS, Tribunal de Justiça e Prefeitura Municipal de Ipiranga
Mini-documentário disponível em:
https://drive.google.com/file/d/16s9mhXYmIGxPcdPYabTtPP_7tBoNrMuy/view?ts=5dbce944
 
Uma ideia que dissemina o nada 


Por Maria Fernanda Laravia

Qual seria a relação dos índices que confirmam a violência contra a mulher em Ponta Grossa e o MGTOW? Essa onda de expressão chamada Men Going Their Own Way (homens seguindo seu próprio caminho) é uma linha de pensamento que se baseia na filosofia de vida a qual homens devem evitar qualquer tipo de vínculo emocional ou união estável com mulheres. Para os homens que compartilham desse estilo de vida, a intenção é não cair na “armadilha” de mulheres que querem se aproveitar do seu dinheiro ou qualquer outro recurso. Acontece que para atingir esse objetivo eles sustentam discursos preconceituosos e de objetificação da mulher.

Existem algumas frentes desse movimento, as que não são explicitamente violentos e outras que pregam ojeriza, principalmente o fim de lutas femininas como o movimento feminista. Eles acreditam que a sociedade não é justa com os homens e que as leis favorecem somente as mulheres.

O que falta a este grupo é conhecimento sobre o enredo histórico da construção da
sociedade humana. No Brasil, as mulheres conseguiram poder de voto somente no ano de 1934, o direito trabalhista conferiu a mulher licença maternidade apenas no ano de 1917, segundo a Organização Mundial da Saúde a taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo. Nos primórdios da sociedade a mulher era vista como o sexo frágil, em algumas comunidades tinha função de mãe e reprodutora, sem nenhum papel social.

Esse movimento individualista foi criado por volta dos anos 2000 e seu conteúdo
Uma ideia que dissemina o nada ficava restrito a na deep web. Hoje ele vem tomando espaço em canais e plataformas como youtube e blogs. São ideias preocupantes que se baseiam na misoginia e no machismo, além de pregar a desigualdade de gênero, o preconceito e nos fazer refletir na evolução da sensibilidade humana.

Produzido pela Turma A - Jornalismo UEPG