Crítica de Ponta no Rádio Logo

 

CRÍTICA DE PONTA

Produzido pelo terceiro ano de jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor sobre a cultura da cidade de Ponta Grossa.

 

musica

O eterno reinado de Elvis Presley no rock n’roll

IMAGEM 2 Crédito Amanda Martins

50 músicos da orquestra estavam presentes no espetáculo, além dos integrantes da banda de Etcheverry | Foto: Amanda Martins


O ritmo contagiante do rock n’roll de Elvis Presley fez a plateia, que lotou o Cine-Teatro Ópera, se levantar das poltronas e dançar no domingo, dia 12/06. O músico Etcheverry Santi e a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa se juntaram para realizar uma apresentação de quase duas horas, seguindo um repertório de canções marcantes para a carreira do rei do rock.

O palco do Cine-Teatro Ópera também estava lotado, pois a orquestra sinfônica teve a companhia da banda de Etcheverry, contando com guitarra, violão, bateria, pratos, piano, entre outros instrumentos. A música erudita da orquestra e o rock produzido pela banda se misturaram, resultando em uma apresentação emocionante. O som dos instrumentos era agradável, mas por vezes sobressai a voz de Etcheverry. Apesar disso, a qualidade técnica do cantor Etcheverry Santi impressiona, a voz se assemelha a de Elvis Presley, fazendo do tributo um evento sensível. A presença de palco Etcheverry contagia a plateia com animação, recebendo aplausos a cada canção.

Embora as músicas com uma batida mais alegre são as que mais movimentaram a plateia, o destaque fica para as baladas românticas como “Love Me Tender” e “Always On My Mind”, que combinaram com o clima do dia dos namorados, mesmo data do tributo ao cantor. Por isso, a ausência da música “Can’t Help Falling In Love” desapontou àqueles que esperavam pela interpretação de uma das canções românticas do astro, que também foi trilha sonora do filme “Feitiço Havaiano”.

Todos os elementos fizeram da noite um espetáculo aos olhos do público, que pediu bis e teve a reprodução de três músicas da apresentação. Ao fim, a plateia se tornou uma pista de dança ao som de “Jailhouse Rock”, uma das canções famosas do rei do rock. Em comemoração ao Dia Dos Namorados de 2022, Etcheverry Santi e Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa apresentam Tributo ao Elvis - 12/06/2022, às 20 horas, no Cine-Teatro Ópera.

Por Maria Luiza Pontaldi

Serviço:
Etcheverry Santi e Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa - Tributo ao Elvis
Data: 12/06/2022
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ópera - R. Quinze de Novembro, 468 - Centro, Ponta Grossa - PR.

 

 

 

exposição

O primeiro Festival Universitário da Canção em perspectiva virtual

 2022 06 24 2

Foto: Vinicius Sampaio

O Museu Cenas de Ponta Grossa disponibiliza, em forma de exposição virtual, imagens sobre o Festival Universitário da Canção com o tema “1° FUC: Momento, Movimento e Música”. Com 12 fotografias cedidas pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a exposição integra a série ‘Cenas do Bicentenário’, em preparação comemorativa aos 200 anos da cidade, em 2023.

Nas imagens, que retratam o primeiro ano do festival ocorrido em abril de 1980, no Auditório da Reitoria no Campus Central, é possível encontrar fragmentos de uma história de resistência e luta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para a realização do festival e marca a conquista da aprovação do projeto que instituiu o novo Campus da Instituição, atualmente no bairro de Uvaranas. As legendas escritas por Eduardo Godoy completam a narrativa que celebra o Festival Universitário e mantém viva uma tradição que, em 2022, registra a trigésima quarta edição.

Mesmo com poucas fotos disponíveis, sendo uma delas o cartaz de divulgação do evento, as imagens encantam o espectador que pode se conectar ao cenário cultural da cidade. Outro ponto importante é a qualidade da digitalização das imagens, que são nítidas e sem nenhuma danificação, facilitam a imersão e permitem a tentativa de encontrar rostos conhecidos entre as 1000 pessoas presentes no Auditório.

O Museu Cenas conta com mais de 2 mil fotografias históricas disponíveis ao público, advindas de diversos acervos públicos e privados. A iniciativa é da ABC Projetos Culturais em parceria com a Estratégia Projetos Criativos com financiamento do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, o PROMIFIC. Para acessar, basta entrar no site: www.museucenas.com.br .

Por Tamires Limurci

 

mídia regional

Publicidade de deputados na imprensa de PG gera conflito com valores do jornalismo

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”. A frase, atribuída a William Randolph Hearst, revela um dos preceitos básicos da profissão. Mas, principalmente em tempos eleitorais em nível estadual e federal, é comum aumentar o investimento em publicidade e divulgação de atividade dos parlamentares. Isto é, pagam a veículos de imprensa para que se publiquem matérias favoráveis aos candidatos.

Segundo o Portal da Transparência da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa Estadual, em Ponta Grossa e região, ao menos sete veículos de imprensa (jornais impressos, sites noticiosos e rádios) receberam verbas destinadas a publicações de materiais de assessoria de deputados federais e estaduais, principalmente dos que possuem base eleitoral na região. O total gasto ultrapassa 30 mil reais somente entre janeiro e junho de 2022.

Apesar de ser uma prática legal, pode-se interpretar como uma questão de ética e moral um veículo receber verbas de publicidade oriundas do dinheiro público, embora também seja compreensível que a verba seja um sustento para as redações jornalísticas. Mas, o problema existe quando um departamento comercial foca no lucro com propagandas de pessoas públicas, pautando editorias do veículo de acordo com os interesses financeiros, deixa, muitas vezes, de lado o jornalismo de apuração e os questionamentos aos representantes políticos sem qualquer publicidade eleitoral ou partidária, contrariando algumas orientações básicas da profissão.

Por Carlos Solek

Serviço:
Informações sobre os gastos de parlamentares da região com a divulgação de suas atividades e outras despesas podem ser consultadas através do Portal da Transparência do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa do Paraná.

comportamento

Moda outono/inverno em Ponta Grossa aposta em cores vivas para a temporada

 Créditos Lilian 1

Foto: Lilian Magalhães

Com o início da temporada de inverno a partir de junho, o vestuário do dia a dia passa a ser composto por moletons, casacos, botas e luvas. Além da atribuição de proteger do frio, a função estética das roupas também é valorizada. Tradicionalmente, as cores do outono/inverno são em tons mais quentes, como o marrom, bordô e azul escuro.

Entretanto, no ano de 2022, peças em neon se tornaram mais evidentes nas lojas que seguem com as tendências da moda. Agora é comum utilizar um item colorido na composição da roupa do dia, como uma bota verde fluorescente, um sobretudo pink ou um moletom azul cobalto. Essas cores, normalmente associadas à temporada de verão/primavera, estão em alta nas novas coleções das grifes.

Em Ponta Grossa, lojas de departamento produzem réplicas destas marcas e aplicam um valor alto nas roupas que remetem ao estilo de grife. Como se sabe, a moda é cíclica, ou seja, é questionável se algumas destas peças valem a pena pelo seu alto custo quando compramos um item pensando apenas em sua estética, uma vez que a próxima temporada pode desvalorizar essa peça de roupa por estar em uma tendência ultrapassada, ou até mesmo, quando comprada em uma loja de fast-fashion, a qualidade do tecido pode ser inferior, fazendo com que o consumidor compre novas peças em um ritmo acelerado para se sentir na moda constantemente, mesmo que isso custe o próprio conforto e estilo.

Para entender mais sobre moda na cidade, os pólos de consumo renovam suas vitrines em uma frequência semanal, onde são disponibilizados manequins e cabides com peças de diversas cores.

Por Lilian Magalhães