Tradição há 50 anos na cidade, o Festival Nacional de Teatro (Fenata) começa dia 8 de novembro em diversos espaços públicos de Ponta Grossa. O Fenata é realizado desde 1973, sem interrupção. Em 2022, o evento é totalmente presencial e vai até 13 de novembro. 

Para acompanhar a 50ª edição, os estudantes da 3ª série do curso de Jornalismo realizam uma cobertura especial do Crítica de Ponta! Diariamente, a partir de 09 de novembro, são publicadas críticas de 26 espetáculos, disponíveis nos perfis oficiais do Periódico UEPG.

Durante os 50 anos do Fenata, grandes nomes do teatro nacional também já participaram, como Bibi Ferreira, Paulo Autran, Ary Fontoura e Luiz Fernando Guimarães. Um dos destaques desta Edição é a presença dos atores Vladimir Brichta e Julia Lemmertz na comédia "Tudo", que abre o Festival no palco principal do Cine Teatro Ópera.

Ao longo dos seis dias de evento, participam grupos de Ponta Grossa, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Manaus e outras cidades do Brasil. As apresentações, dos mais variados gêneros, acontecem no período da manhã, à tarde e à noite para todos os públicos, em vários pontos da cidade, tais como Cine Teatro Ópera, Teatro Marista, Sesc da Estação Saudade, Praça Barão do Rio Branco, Praça Marechal Floriano Peixoto, o Parque Ambiental, Calçadão, Auditório da Reitoria na UEPG e o Lago de Olarias.  

Os dias e horários dos espetáculos do Fenata 2022 estão disponíveis no site da Universidade Estadual de Ponta Grossa e no QR Code abaixo. Não deixe de conferir as críticas dos espetáculos no Instagram, Youtube e Twitter do Periódico UEPG.

PROGRAMAÇÃO FENATA 2022

Por Maria Eduarda Ribeiro