Peça infantil discute problemas do individualismo com graça e interação com o público
O espetáculo “Eu, Migo e Meu Umbigo”, que em 2022 completou 10 anos, lotou a sala de teatro do Sesc no terceiro dia de apresentações do 50° Festival Nacional de Teatro Amador (FENATA). Voltada ao público infantil, a peça é um solo de Daniel Meireles, que interpreta o Palhaço Suspiro. O ator faz uso da mímica para retratar o individualismo do mundo atual.
Palhaço Suspiro com mala que carrega crítica à sociedade | Foto: Kadu Mendes
Antes do início da apresentação, Daniel conversou com os espectadores e explicou o intuito da peça. Nesse momento, ele aproveitou para convencionar formas de interação com o público. Música, toque de sanfona e manipulação de bonecos oferecem a tônica da interpretação de Daniel. A peça deixa como recado que a sociedade está cada vez mais fechada nas suas particularidades e nos seus aparelhos tecnológicos. A consequência disso é uma sucessão de contradições nas relações sociais, pois as pessoas não veem mais umas às outras.
O estilo do palco é o proscênio, onde as cadeiras ficam enfileiradas de frente para o palco. As luzes na maior parte do tempo iluminavam todo o palco, porém em momentos mais emotivos, se concentravam no ator. Com simplicidade nas vestimentas e nos acessórios utilizados, a peça flui e passa a mensagem.
“Eu, Migo e meu Umbigo” é uma excelente apresentação. A peça entrega exagero, repressão, silêncio, raiva, individualismo, vaidade e a chance do amor, que estão nos gestos e dentro da mala do palhaço.
Por Kadu Mendes
Ficha técnica:
Peça: “Eu, Migo e Meu Umbigo” – Mostra do 50º Fenata (10/11/22, 15h)
Produção e Realização: O Bando Pero no Mucho - Santos/SP
Direção: Daniel Meireles
Atuação: Daniel Meireles
Classificação: Livre para todos os públicos
Duração: 32 minutos
Local: Estação Saudade/Sesc