Grupo de Itajaí (SC) apresenta narrativa lúdica a partir do papel e diversos personagens

 

Papel, risadas e imaginação: assim pode-se resumir a peça teatral PaPeLê - Uma Aventura de Papel, apresentada no Teatro Marista no terceiro dia do Fenata 2022. A obra é de autoria do grupo Téspis Cia de Teatro, de Itajaí (SC), e foi desenvolvida há cerca de dois anos. Ela traz enredo que brinca com o imaginário do público e o convida a ser criança novamente. Por se tratar de uma obra infantil, a peça tem classificação indicativa para público acima de 3 anos.

O enredo conta com quatro personagens que interpretam diferentes situações do cotidiano e incorporam variados intérpretes ao longo da apresentação. A história  tem como princípio o papel, material em que se pode desenhar e explorar o lado imaginativo das pessoas. PaPeLê apresenta cenas variadas: desde um diálogo entre duas pessoas interpretando emoções de emojis, até uma batalha heróica entre personagens de um jogo de video-game. 

PaPeLê Foto max reinert

A tecnologia esteve presente na peça teatral PaPeLê - Foto: Max Reinert

E para reforçar o caráter especial da peça teatral, as cenas pouco continham o recurso da fala. A  apresentação é marcada por outros elementos, como a linguagem corporal dos atores, trilha sonora na maior parte da peça, e a presença da tecnologia, onde o grupo uniu as animações em tela com a dramaturgia. Além da tecnologia, o grupo também  usa onomatopeias, que são imitações de sons geralmente presentes nas histórias em quadrinhos. A união dos  elementos garante  uma apresentação teatral com diversão e interatividade com o público.

PaPeLê é uma obra teatral com cerca de 50 minutos, que consegue mesclar a atuação e a animação, trazendo dinamismo à peça e entretenimento à plateia. A variação de cenas, sons, cores e movimentos corporais são os principais elementos que mantêm o público ligado na peça. Enfim, a apresentação do grupo catarinense transmite uma mensagem sobre o poder da imaginação com leveza e diversão, mantendo uma  linguagem atrativa para todas as idades.

Por Vinicius Sampaio

 

Serviço:

Peça: PaPeLê - Uma Aventura de Papel (Teatro Marista - 14h - 50 min)

Direção: Max Reinert 

Elenco: Mathý Groszewica, Sabrina Francez e Denise da Luz 

Classificação: Acima de 3 anos

Produção e Realização: Téspis Cia de Teatro (Itajaí/SC)