Peça apresenta releitura da tragédia de Macbeth e discute violência de padrões culturais
Peça utiliza a palhaçaria para abordar temáticas sérias, com tom descontraído. Foto: Nilton Russo
A peça Deslady conta a história de uma palhaça chamada Tinoca, que é apaixonada por dramas e resolve montar o espetáculo de William Shakespeare, 'Macbeth', sozinha. Mas ela conhece apenas a personagem Lady, companheira do sanguinário protagonista.
A trama apresentada pela atriz Nathalia Luiz, em palhaçaria, tenta envolver o público o tempo todo, com uma descontração que cativa, capaz de interagir como a palhaça e a Lady Macbeth, com risos ao longo da apresentação.
A protagonista Tinoca, durante toda a peça, mostra formas de não tratar a mulher como um objeto por um homem. Na crítica ao machismo, a adaptação de Shakespeare destaca o feminismo em Lady Macbeth.
O espetáculo discute o papel das mulheres na sociedade, buscando maneiras de demonstrar o avesso às situações de dominação, alterando práticas de poder baseadas em atos de opressão. A mostra também critica a desvalorização de artistas e como a falta de incentivo impacta o setor cultural.
No final da apresentação, Nathália Luiz agradece a Companhia dos Palhaços, que colabora com o espetáculo solo Deslady. A peça diverte enquanto aborda temas importantes. A atriz, durante as pausas do espetáculo, busca interagir de maneira descontraída com a plateia, deixando o ambiente confortável e amigável.
Apesar da peça retomar circulação pós pandemia, o espetáculo foi apresentado - no auditório principal do Cine Teatro Ópera pois, o espaço, que lotou os lugares e deixou algumas pessoas nas escadas, não contribuiu com a peça.
Por Amanda Martins
Serviço:
Peça: Deslady( Cine Teatro Ópera, sala B do, no dia 10 de novembro, às 22 horas.)
Direção: Andréa Macera
Elenco: Nathalia Luiz
Classificação: 12 anos
Produção e Realização: Cia dos Palhaços (Curitiba/PR)