Peça apresenta releitura da tragédia de Macbeth e discute violência de padrões culturais

Deslady-fotos-Nilton-Russo-2.jpg

Peça utiliza a palhaçaria para abordar temáticas sérias, com tom descontraído. Foto: Nilton Russo

A peça Deslady conta a história de uma palhaça chamada Tinoca, que é apaixonada por dramas e resolve montar o espetáculo de William Shakespeare, 'Macbeth', sozinha. Mas ela conhece apenas a personagem Lady, companheira do sanguinário protagonista.

A trama apresentada pela atriz Nathalia Luiz, em palhaçaria, tenta envolver o público o tempo todo, com uma descontração que cativa,  capaz de interagir como a palhaça e a Lady Macbeth, com risos ao longo da apresentação.

A protagonista Tinoca, durante toda a peça,  mostra formas de não tratar a mulher como um objeto por um homem.  Na crítica ao machismo, a adaptação de Shakespeare destaca o feminismo em Lady Macbeth.

O espetáculo discute  o papel das mulheres na sociedade, buscando maneiras de demonstrar o avesso às  situações de dominação, alterando  práticas de poder baseadas em atos de opressão. A mostra também critica a desvalorização de artistas e como a falta de incentivo impacta o setor cultural. 

No final da apresentação, Nathália Luiz  agradece  a  Companhia dos Palhaços, que colabora com o  espetáculo solo Deslady. A peça diverte enquanto aborda temas importantes. A atriz,  durante as pausas do espetáculo, busca interagir de maneira  descontraída com a plateia, deixando o ambiente  confortável e amigável.

Apesar da peça retomar  circulação pós pandemia, o espetáculo foi apresentado - no auditório principal do Cine Teatro Ópera pois, o espaço, que  lotou os lugares e deixou algumas pessoas nas escadas,  não contribuiu  com a peça.

Por Amanda Martins

Serviço:

Peça: Deslady( Cine Teatro Ópera,  sala B do, no dia 10 de novembro, às 22 horas.)

Direção: Andréa Macera

Elenco: Nathalia Luiz

Classificação: 12 anos

Produção e Realização: Cia dos Palhaços (Curitiba/PR)