Quando a vontade de ganhar dinheiro sobressai a fé das pessoas

 

IMG 20221110 200639 HDR

Foto: Heryvelton Martins

 

E se você ficasse perdido em uma ilha, morrendo de fome e sede quando um ser celestial caísse em sua frente? A peça Caravela da Ilusão apresentada na noite de ontem (10) na 50ª edição do Festival Nacional de Teatro retrata exatamente isso. Uma família que passa por maus bocados descobre uma forma de ganhar dinheiro na fé das pessoas, que acreditam que um anjo, preso em uma gaiola, é capaz de realizar desejos e ainda melhorar a vida de todos.

 

Uma crítica severa ao capitalismo e à própria religião, o espetáculo apresenta a história de uma família inteira com apenas três atores, que começam a vender parte de um anjo e até objetos “benzidos” por ele como forma de ganhar dinheiro. Com uma troca rápida de figurino, entre anjo e coadjuvante, e um trabalho de iluminação que consegue imergir o público na história os três atores, Matheus Gonçalves, Felipe Santos e Victor Ferreira. e o diretor, Jonatas Noguei, conseguiram entregar uma história que certamente está no páreo do Fenata.

.

A marcação feita pelos atores tanto na música quanto na iluminação foram favoráveis a produção, isso porque as músicas pareciam “comandar” o corpo dos atores em alguns momentos e ajudavam a transmitir os sentimentos de medo e alegria, que aparecem diversas vezes na peça. Quanto à iluminação, ela certamente favoreceu e muito o sentimento que cada personagem sentia, com cores escuras em momentos de tensão, claras em momentos de felicidade e até piscando em momentos de caos. O destaque fica para a aparição do anjo, que foi iluminado de trás do palco, fazendo o público ver apenas a silhueta e imaginar o que seria aquela criatura estranha.

 

Serviço

Peça: Caravela da Ilusão

Autoria: Jonatas Noguei

Grupo: Espaço Nucleo

Trilha sonora: Espaço Nucleo