Crítica de Ponta no Rádio Logo

Crítica de Ponta

Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você

cinema

Semana Nacional do Cinema reexibe clássico Titanic nos cinemas do país

Depois de 25 anos desde o lançamento, ainda vale a pena assistir ao filme?


Titanic, lançado em 1998, volta às telas do cinema, agora em 3D, em comemoração aos 25 anos de existência. Depois de tantos anos desde o lançamento, será que o filme ainda consegue conquistar o público? Mesmo com diversos filmes inéditos em cartaz, os espectadores lotaram as sessões do longa. O clássico ainda consegue agradar várias pessoas por sua versatilidade de gêneros, pois conquista desde os casais, até famílias que foram ao cinema assistir pela primeira vez o filme no telão. Nas salas de Ponta Grossa Titanic ficou em cartaz durante a Semana Nacional do Cinema.

 

titanic

Poster de divulgação do filme Titanic | Foto: Divulgação

Protagonizado por  Kate Winslet (Rose) e Leonardo DiCaprio (Jack), o filme conta a história de um romance entre os personagens, em um cruzeiro pelo Oceano Atlântico, em 1912. Por se tratar de uma tragédia real, Titanic consegue mesclar o romance de Rose e Jack e as aflições do naufrágio do navio. Desse modo, não é atoa que o filme no lançamento conquistou cinco Oscar, e agora no relançamento, conseguiu arrecadar US$ 22 milhões, segundo dados do Box Office Pro.

O romance inicia quando Jack consegue evitar que Rose pule do navio, nisso os personagens desenvolvem uma paixão e vivem intensamente um amor proibido, que foi interrompido quando o cruzeiro colide no iceberg.  Para quem gosta de um romance, o longa apresenta um enredo intenso, com início, meio e fim ainda no navio. Já para os amantes de ação, o filme mostra o desespero das pessoas que estavam no cruzeiro quando ele começa a afundar.

Para quem nunca assistiu Titanic, vale a pena conhecer essa história e se emocionar com um enredo que mesmo depois de 25 anos, se mantém sendo uma das maiores bilheterias cinematográficas. Entretanto, para quem já assistiu, não pode deixar de perder a experiência de assistir o clássico em 3D, pois a sensação de estar dentro do cruzeiro é ainda maior.  

A reexibição ocorreu durante a Semana Nacional do Cinema, nos dias 09 a 14 de fevereiro de 2023, nos cinemas do país. Durante a semana, os ingressos custaram R$ 10,00.

Por Janaina Cassol

Serviço:

Filme: Titanic

Lançamento: 1998

Duração: 3h14min


EXPOSICAO

Mini maquete abre as comemorações de Carnaval em Ponta Grossa

‘Ó abre alas, que eu quero passar” alcança a cidade de Ponta Grossa e recupera uma tradição de carnaval na cidade, paralisada em 2020 com a pandemia do Coronavírus. ‘Entre bonecos e fantasias - o minúsculo mundo do carnaval de maquete’, do artista plástico Renato Garcia, marca o início das comemorações da festa.  A exposição está em exibição na Unidade Cultural Ponto Azul, de nove de fevereiro até primeiro de março.

As maquetes fazem parte da programação ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura. Com mais de 450 bonecos, sem contar as alegorias, a obra retrata um pequeno desfile das escolas de samba, com um pitada de mini-mundo - um dos pontos turísticos de Gramado mais conhecidos.

 

Entre bonecos e fantasias apresenta uma mini escola de samba descendo a avenida. Foto: Secretaria Municipal de Cultura

Com cores vibrantes, brilhos e tecidos chamativos, ‘Entre Bonecos e Fantasias’, valoriza a cultura da cidade e retrata, em pequena escala, os esforços que compõem a montagem da festa popular. O uso de materiais comumente vistos nas confecções e fantasias de carnaval também caracteriza o trabalho. Os interessados podem ver alas, carros alegóricos, os casais de mestre-sala, porta-bandeiras e as tradicionais baianas que são, nesta exposição, um show à parte. Outro detalhe que chama a atenção do público é a construção dos carros e dos camarotes. Mesmo em miniatura, Renato busca trazer o realismo em todos os detalhes, se importando até com o posicionamento das rodas e dos passistas. Ainda, mesmo com o uso dos bonecos normalmente vistos em trabalhos infantis, a qualidade excede as expectativas.

Segundo o autor da exposição, o desenvolvimento ocorre desde 2019 e faz parte de uma competição promovida pela União das Escolas de Samba de Maquete, a UESM, que reúne entusiastas de carnaval do Brasil todo. A mostra é gratuita e aberta ao público.

Por Tamires Limurci

Serviço:

Exposição: Entre Bonecos e Fantasias - o minúsculo mundo do carnaval de maquete

Autor: Renato Garcia

Local: Unidade Cultural do Ponto Azul

Data: 09 de fevereiro a 01 de março de 2023

Horário de funcionamento: 8h às 18h


 mídia regional

‘Cracolândia’ vira apelido da Praça Barão de Guaraúna em portais de PG

Matérias sem contextualização e ausência de fontes esvaziam denúncias de violência no local

Entre os dias 16 de janeiro e 1 de fevereiro de 2023, duas reportagens utilizaram o termo “Cracolândia” em um portal de notícias local, o MZ Notícias. As matérias descrevem a localização como a Praça Barão de Guaraúna, popularmente conhecida pela Igreja dos Polacos. O termo cracolândia faz referência ao espaço ocupado por pessoas em situação de rua, geralmente dependentes químicos, tomando por base uma região central de São Paulo, que foi rotulada pela mídia com a mesma referência.

Em ambas as reportagens, a estrutura dos textos tem apenas dois parágrafos com seis linhas cada, sem informações além do lide. Isso faz com que surja o questionamento sobre a falta de apuração e interesse dos próprios jornalistas ao pautar a segurança pública, já que os títulos - “Dois homens são presos na Cracolândia de PG” e “Homem é preso com 65 pedras de crack na Cracolândia de PG” - abordam o mesmo assunto, mas pouco desenvolvem o tema pela falta de fontes e dados.

Captura de tela do portal aRede

Por outro lado, o portal aRede, também de abrangência regional,, teve uma recente publicação relacionada à mesma região com o uso do termo “cracolândia” e as condições perigosas do dia a dia por conta dos problemas sociais e a falta de segurança anti-drogas em Ponta Grossa há mais de seis meses, com a matéria “Praça dos Polacos é tomada pela Cracolândia de PG”. Na mesma onda, o texto traz pelo menos três fontes, embora duas oficiais e um padre da Igreja dos Polacos, que relata o aumento da violência no local.

A presença de contexto, dados e informações sobre as ações da Prefeitura de Ponta Grossa em serviço de plantão e abordagem social na praça faz com que o leitor tenha informado sobre a situação da praça, muito diferente do que foi produzido no outro portal. Ao noticiar o mesmo fato da apreensão de drogas na Barão de Guaraúna em fevereiro, o termo “cracolândia” não aparece na matéria, mas a estrutura é parecida com a da MZ Notícias pela presença de poucas informações em apenas um parágrafo.

De um modo geral, o problema das reportagens que denunciam a violência na praça reside na escassez de dados apurados e a ausência de pluralidade de fontes noticiosas, uma vez que as pessoas em situação de rua não foram entrevistadas em nenhum momento. A contextualização social da pauta é, sempre, um elemento fundamental na prática jornalística.

Por Lilian Magalhães

Serviço:

Portais com foco em notícias sobre Ponta Grossa e região aRede e MZ Notícia.  


 gastronomia

Inovador, mas nem tanto

Franquia de fast food tenta inovar com rodízio de hambúrguer em PG

 

Localizada na Rua Sete de Setembro, número 1197, centro de Ponta Grossa, a Hamburgueria Alexandria traz uma proposta diferente das lanchonetes já existentes na cidade, o que torna a proposta diferenciada. Esta é a primeira franquia com rodízio  de hambúrguer do Brasil, o que se torna um grande diferencial.

Na chegada da primeira tábua de mini hambúrgueres, a atendente mandou todos os sabores salgados disponíveis para a degustação e a escolha dos sabores favoritos. São oito lanches diferentes: Salad, New York, Berlin, El Patrón, Classic, Calabresa, Mushrooms e o Alexandria, que carrega o nome da casa. Sem dúvida, os menos enjoativos são: lanche de cogumelos Shiitake ,Mushrooms, o New York com repolho roxo caramelizado e molho barbecue. O Classic e Salad, são os mais consumidos da casa. Apenas as bebidas e sobremesas não fazem parte do rodízio.

 

Rodízio de hambúrguer em Alexandria em PG | Foto: Amanda Martins

Na segunda rodada de pedidos, houve um atraso de 25 minutos, porque os responsáveis pela cozinha simplesmente se esqueceram do pedido, porque o restaurante ficou lotado por volta de 19 horas. 

Na entrada, uma atendente recepciona quem chega ao local de maneira simpática e logo repassa o atendimento para algum garçom que esteja livre. As mesas do espaço interno são divididas em dois ambientes, um aberto que é um pouco apertado e outro separado por paredes, que deixa o local privativo.

A principal dificuldade do rodízio de hambúrguer em PG, parece estar no atendimento. Se considerar a primeira experiência, Alexandria Burger pode ser descrita como "Gastar muito para comer pouco.”

Por Amanda Martins