O Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizam, nesta sexta-feira (10), em Ponta Grossa, manifestação contra o bloqueio de 30% da verba das instituições federais de ensino superior. O protesto será antecedido por assembleia geral que, nesta quinta-feira (09), buscará o apoio institucional da Universidade.

atoutfpr 09 05 2019

Estudentes participaram do protesto de 29 de abril em Curitiba contra o sucateamento da educação públuica | Foto: Arquivo Portal Periódico

De acordo com um dos idealizadores do evento, o estudante de Ciências Biológicas Guilherme Stacheski, os cortes afetam as atividades de ensino e de pesquisa das universidades. Stacheski destaca que representantes da direção da UTFPR participam da assembleia geral e, mesmo que o apoio institucional não seja alcançado, o ato será mantido.

O anúncio do corte de recursos foi realizado no último dia 30 pelo Ministério da Educação (MEC). Após reação contrária da comunidade acadêmica, o ministro Abraham Weintraub e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegaram a admitir a possibilidade de revisão da medida se a reforma da previdência for aprovada e se a arrecadação do governo federal melhorar.

O Ato desta sexta-feira tem início, às 14h30, com concentração na Praça Barão do Rio Branco. Às 15 horas, o grupo segue, em caminhada, até o Parque Ambiental. Segundo Stacheski, qualquer pessoa pode participar do protesto, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a gravidade dos cortes de recursos previstos para o ensino superior público. O término será às 17 horas.

Ouça a reportagem de Kauana Oliveira

Reportagem: Kauana Oliveira