Após cortes de verbas das universidades federais pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), universidades de todo o Brasil realizam o Dia Nacional de Greve pela Educação

O Dia Nacional de Greve pela Educação acontece, nesta quarta-feira (15), em todo o país. Professores, funcionários e alunos da UEPG se reuniram nos campi Central e de Uvaranas para protestar contra o desmonte das universidades públicas do Brasil e contra a Reforma da Previdência. O ato teve ínicio às 7 horas com planfetagem e café comunitário. Representantes do DCE e do SindUEPG foram à única sala onde houve aula pela manhã a fim de conscientizar as pessoas sobre a necessidade adesão ao movimento.

Dia Nacional de Greve pela Educação é marcado por manifestações nos campi Central e Uvaranas da UEPG / Foto: Luiz Zak

No final da manhã, os manifestantes se reuniram no pátio do Campus Central. Em uma roda de conversa, o microfone ficou aberto para a fala do público. Os participantes destacaram a necessidade de unificação das pautas de reinvindicação dos professores e dos alunos, bem como de toda a sociedade. Na sequência, o grupo seguiu em passeata até o Calçadão da Rua Coronel Cláudio. O ato antecede a greve geral prevista para 14 de junho contra a Reforma da Previdência.

Assista ao vídeo da roda de conversa em que manifestantes apresentaram opiniões sobre o movimento

Para sindicalista, a iniciativa privada está de olho na saúde e na educação

De acordo com a primeira secretária do Sindicato dos Professores da UEPG (SindUEPG), Hebe Gonçalves, os ataques sofridos pela educação pública, com o corte de verbas, revela uma continuidade entre os últimos governos federais e estaduais. Para a sindicalista, a política liberal atende a interesses da iniciativa privada que vê na privatização de serviços públicos, como a educação e a saúde, uma forma de obter lucro.

Ouça a reportagem de Malu Bueno

greveeducacao7_15-05-19.jpg
Estudantes preparam cartazes no Dia Nacional de Greve da Educação
greveeducacao4jpg-15-05-19.jpg