O Segundo Dia de Greve pela Educação acontece nesta quinta-feira (30) convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento é um protesto contra os cortes de verbas da educação pública. Em Ponta Grossa, o ato reúne estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tendo ainda o apoio de professores.

Estudantes convocam Segunda Greve em Defesa da Educação / Foto: Arquivo Portal Periódico

A manifestação tem início com um ato unificado na Praça Barão do Rio Branco às 09 horas. Às 16 horas, estudantes fazem panfletagem no calçadão e, em seguida,os manifestantes seguem para a Praça Barão de Guaraúna (Praça dos Polacos) para uma oficina de cartazes. Às 18 horas, também na Praça dos Polacos, os manifestantes realizam o segundo ato unificado do dia.

O corte de verbas anunciado pelo Governo Federal, além de comprometer o funcionamento das Universidades, inviabiliza a conclusão dos cursos de pós-graduação de vários estudantes. Muitos mestrandos dependem das bolsas que a as Universidades cedem para poder realizar pesquisas acadêmicas.

Para o integrante da Associação de Pós-Graduandos da UEPG e mestrando em jornalismo pela UEPG, Felipe Adam, quanto menor for a nota de avaliação do curso maior será o número de bolsas cortadas. “É uma tragédia para a educação brasileira”, avalia.

O protesto em defesa da educação não se reduz à polarização direita versus esquerda estabelecida durante as eleições. É o que destaca o mestrando em Jornalismo da UEPG, Felipe Collar, para quem a manifestação já se coloca contra uma política de estado que leva ao sucateamento da educação pública.

Ouça a reportagem de Diego Santana:

Ouça a reportagem de Kauana Oliveira

Ouça a reportagem de Larissa Godoi:

Ouça a reportagem de Sabrina Luz:

Ouça a reportagem de William Brasil:

Ouça a reportagem de Vitória Rosa:

Ouça a reportagem de Evelyn Andrade:

Confira a programação do #30M em Ponta Grossa:

9h – Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul): ATO UNIFICADO em defesa da educação
11h - panfletagem no Campus Central da UEPG
16h – Panfletagem no calçadão
17h – Praça Barão de Guaraúna (Igreja dos Polacos): Oficina de Cartazes