Em assembleia realizada pelo Sinduepg nesta terça-feira (27), professores da UEPG votaram, por unanimidade, pela deflaração da greve na próxima terça-feira (03). Além disso, está prevista a participação dos servidores no ato contra a Reforma da Previdência Estadual em Curitiba, a ser realizado no mesmo dia.
A Reforma Previdenciária do Paraná, proposta pelo governador Ratinho Junior (PSD), tornou-se um dos principais motivos da greve ao ser enviada em caráter de urgência à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no dia 18 deste mês. O projeto que, entre outras medidas, muda os artigos 35 e 129 da Constituição Estadual. Entre as alterações previstas, está a redefinição da idade mínima de aposentadoria em 65 anos para homens e 62 para mulheres. Além disso, será preciso pelo menos 25 anos de contribuição e o mínimo de 10 anos no serviço público, com cinco em cargo efetivo.
Outro ponto em debate na Assembleia foi a Lei Geral das Universidades que altera a gestão financeira e de recursos das universidades públicas do Paraná, ferindo ainda a autonomia das Instituições de Ensino Superior. Foi aprovada nova assembleia para a próxima quarta-feira (04) na qual será discutido o rumo da greve.
Ficha técnica:
Produção: Luiz Zak
Fotos: Luiz Zak, Rafael Piotto
Supervisão: Angela Aguiar, Fernanda Cavassana