A licenciatura em Educação do Campo ofertada pela Universidade Federal do Paraná está com inscrições abertas ao processo seletivo até 30 de junho. A graduação objetiva permitir que o egresso atue como docente nas matérias de Ciências da Natureza (física, química e biologia), na organização de processos comunitários ou como gestor de ações educativas. O coordenador do curso, Adalberto de Paula, explica que a graduação tem um público-alvo exclusivo. ‘’O curso tem uma especificidade, que é atender o sujeito do campo, das águas e das florestas’’, afirma.

Neste ano, o vestibular será de forma remota, visando atender protocolos de biossegurança contra a Covid-19. O interessado deve enviar pelo sistema da universidade um memorial orientado. Após o envio, a comissão responsável avalia os textos, seleciona e classifica os participantes.

Para a estudante universitária Valéria Laroca, a graduação em Educação do Campo dá espaço a vivências e realidades distintas, colaborando para uma evolução na área comparado às perspectivas de gerações anteriores. ‘’Demonstra respeito e disposição, tanto por parte da Instituição, como dos docentes e discentes’’, diz. O professor da UEPG Érico Ribas Machado explica que a Educação do Campo traz benefícios à população. ‘’A proposta vem sendo efetivada há alguns anos, com a ideia de valorizar e trabalhar com a real perspectiva do grupo que mora no contexto do campo’’, argumenta.

Cerca de 40 universidades oferecem o curso de Educação do Campo no Brasil. Entre elas a UFPR, que desde o segundo semestre de 2014 recebe graduandos no Campus Litoral, em Matinhos (PR). Com duração de 8 semestres, ou seja, 4 anos, o candidato pode ocupar uma das 40 vagas disponibilizadas em Regime de Alternância, metodologia adotada que consiste em um período dentro da universidade, com aulas dos docentes (Tempo Universidade), e outra etapa desenvolvendo atividades em espaços educativos (Tempo Comunidade).

Com aulas previstas para iniciar em agosto de 2021, de forma remota devido a pandemia, a licenciatura é destinada a cinco categorias, informadas no Edital e é necessário comprovar a participação no grupo identificado. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR. Para outras informações sobre o curso, acesse a página do facebook ou site.

Para os estudantes de localidades com difícil acesso à internet, e sem condições de realizar atividades remotas, a alternativa prevista é enviar os materiais por correio. Adalberto de Paula considera uma situação complexa, mas lembras que é necessário avaliar caso a caso. ‘’Ainda é um desafio, pois pensamos em não exigir deslocamento para evitar aglomerações’’, diz. Ele afirma que, de forma geral, a comunicação por meio de plataformas de conversa, como o Whatsapp, resolve algumas dificuldades e é uma forma de diálogo. ‘’Pelo whatsapp os dados móveis (3G/4G) dão conta, mas é um desafio aos estudantes’’, conclui.

Ficha-técnica:

Repórteres: Isadora Ricardo