Por causa da pandemia, calendário para ano letivo de 2021 também sofreu alterações

As universidades estaduais do Paraná definiram datas para realização de vestibulares e organizaram o calendário para o início do ano letivo de 2021. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi a primeira instituição, desde o início da pandemia, a realizar o vestibular de maneira presencial: foi nos dias 2 e 3 de maio. Na UEPG, o ano letivo de 2021 inicia em 31 de maio para os veteranos e no dia 14 de junho para os calouros.

WhatsApp Image 2021 05 21 at 9.16.52 AM 1

Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, antes da pandemia. Foto: Divulgação UEPG/Arquivo

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) divide o vestibular em duas modalidades. No Processo Seletivo de Ingresso 1 (PS1), a universidade utiliza a nota do Enem 2018 ou 2019, ou aproveita a média final do Vestibular da Unespar dos anos de 2018 e 2019. O resultado do PS1 já foi divulgado em março. Na segunda modalidade, o Processo Seletivo de Ingresso 2 (PS2) ocorre o aproveitamento das notas do último ano do ensino médio e aplicação da prova de redação. O PS2 foi realizado do dia 09 ao dia 12 de maio, com o resultado previsto para dia 26 do mesmo mês. Para os cursos que demandam o Teste de Habilidades Específicas (THE), que ocorre quando a graduação aborda temas que não são comuns serem vistos no ensino médio, as provas serão aplicadas do dia 31 de maio a 2 de junho. Para estes cursos, o resultado sai em 04 de junho.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) manteve suas inscrições abertas até o dia 06 de maio e o vestibular da instituição ocorre em 20 de junho.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu suas inscrições para o vestibular no dia 26 de abril. Os estudantes têm até o dia 04 de junho para realizar a inscrição e as provas estão marcadas para acontecer em 04 de julho.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicará as provas nos dias 23 e 24 de maio. A divulgação do resultado está previsto para o dia 15 de junho. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas até o dia 04 de junho e as provas estão marcadas para 04 de julho. O vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acontece no dia 30 de maio.

Ano letivo em 2021

A UEL definiu que o ano letivo de 2021 tenha início em 02 de agosto até 23 de junho de 2022. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia iniciam em 16 de agosto, isso porque esses cursos possuem atividades práticas, o que faz com que as aulas acabem mais tarde.

A UEM, prevê o início do ano letivo de 2021 para agosto deste ano, com término em maio de 2022. Desta forma, as aulas do primeiro semestre iniciam no dia 09 de agosto e terminam em 15 de dezembro. Já as do segundo semestre, tem início em 10 de janeiro com final em 14 de maio de 2022.

Na Unespar, a maioria dos estudantes já realizou a matrícula. Os veteranos iniciaram o ano letivo de 2021 em abril e os calouros esperam pelo resultado da prova de redação do vestibular da universidade. A assessoria de Comunicação Social da Unioeste informou que, no momento, os únicos cursos que possuem calendário acadêmico para 2021 são os cursos de Medicina e da modalidade EAD. A Unicentro inicia o ano letivo de 2021 em junho ou julho, a data não está definida ainda, pois o calendário acadêmico de 2020 havia sido estendido até o dia 12 de maio.

A UENP dividiu o ano letivo de 2021 em duas etapas, na etapa um estão contemplados os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Direito. O primeiro semestre da etapa um começou no dia 05 de abril e termina no dia 07 de agosto. O segundo semestre da mesma etapa começa no dia 30 de agosto e vai até 15 de fevereiro de 2022. A etapa dois agrega os demais cursos da universidade, com exceção de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. O primeiro semestre da etapa dois inicia no dia 17 de maio e vai até 15 de setembro. O segundo semestre desta etapa começa no dia 13 de outubro e acaba em 26 de março de 2022.

Repórter: Deborah Kuki e Levi de Brito

Publicação: Larissa Hofbauer