Aumento em escolas de Ponta Grossa chega a 200%
O isolamento social permitiu que grande parte da população tivesse maior flexibilização de horários e que houvesse migração ao home-office. Essa nova realidade fez com que muitas pessoas se matriculassem em cursos de idiomas durante a pandemia visando uma maior qualificação profissional, principalmente na língua mais procurada do mundo, o inglês.
Dados da rede de ensino de idiomas online Duolingo apontam um crescimento de 23% no número de alunos nos meses de março e abril de 2020, os primeiros da quarentena. As pesquisas ressaltam que 61% dos alunos listados aprendem inglês, sendo o idioma mais estudado no Brasil, seguido do espanhol e francês.
Jéssica de Andrade, gerente comercial de uma escola de idiomas em Ponta Grossa, confirma a procura por cursos como forma de se colocar ou se realocar no mercado. “As pessoas já entendem que precisam estar prontas para o mercado de trabalho pós-pandemia e este é o momento para se preparar para as melhores oportunidades’’, afirma. Para ela, a mentalidade em relação à necessidade de aprender uma nova língua está mudando, principalmente no nível profissional, e o inglês está se tornando essencial.
Iago Claro e Silva conta que houve um crescimento de 200% no número de matriculados da escola que dirige. Segundo ele, houve busca por aulas remotas, principalmente para adultos. “A pandemia deu a chance de enxergar novas oportunidades, o que consideramos extremamente positivo para nosso crescimento exponencial a cada mês”.
A médica Ana Paula Fernandes é uma dessas pessoas que iniciou o curso de inglês no último trimestre de 2020. A motivação, segundo ela, foi a necessidade profissional, pois o idioma é muito exigido tanto na leitura de artigos quanto na escuta de aulas e congressos. “Não é agradável ouvir aulas em tradução simultânea, gostaria de conseguir entender sem precisar recorrer a esse dispositivo’’, explica. Ana Paula afirma ainda que seu desempenho não foi afetado por conta das limitações do momento, e mesmo com aulas remotas, conseguiu se adaptar às restrições.
Crédito: Isadora Ricardo
Ficha técnica
Repórter: Isadora Ricardo
Editor de texto: Cassiana Tozati
Publicação: Larissa Onorio
Supervisão Foca Livre: Prof. Jeferson Bertolini, Rafael Kondlatsch e Muriel Emídio Amaral.
Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen