Com a volta das turmas completas ao ensino presencial, professores de Educação Física do Ensino Fundamental I em Ponta Grossa precisam ajustar as atividades para garantir o cumprimento sanitário de combate à covid-19. Entre outras medidas, tiveram de garantir o distanciamento de, pelo menos, um metro, conforme estipulado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Desde o retorno do ensino em formato híbrido e presencial, foram realizadas mudanças para garantir a segurança dos estudantes e professores. Para isto, o planejamento das atividades de Educação Física passaram por alterações, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), como desencorajar a prática de esportes coletivos, não compartilhar materiais entre os alunos e estimular a hidratação para a realização das atividades.
O coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Anderson Ribeiro, afirma que as medidas estão sendo seguidas. “Estamos procurando trabalhar de forma individual. Uma das recomendações da SBP foram as atividades de baixa intensidade a moderada. Sugerimos aos professores que continuassem trabalhando o referencial curricular, porém com as adaptações sugeridas”, relata. De acordo com o coordenador, durante as aulas estão sendo priorizadas atividades de conhecimento corporais como ginástica, luta individual, danças e corrida.

Por Janaina Cassol

Foto: Janaina Cassol

A professora de Educação Física Lucimara Duarte relata que a maior dificuldade durante as aulas está sendo fazer com que os alunos sigam os protocolos de segurança. “É difícil mantê-los separados e com a máscara cobrindo o nariz e boca. A cada minuto é preciso cobrar deles, pois é automático ficarem ofegantes e quererem tirar a máscara”, diz.
De acordo com Lucimara, o tempo em que as crianças ficaram no ensino remoto e híbrido impactou no desenvolvimento dos alunos. “É visível o atraso motor, o comprometimento na área cognitiva, na área afetiva. Com todo esse tempo em casa, as crianças precisaram quase reaprender a andar, a correr, a jogar. Algumas crianças estavam sedentárias, desaprenderam a correr junto com uma ou mais crianças”, afirma.
Até chegar ao retorno total, as atividades passaram por vários momentos. Em março de 2020, o ensino remoto foi o único modelo adotado. Já em maio de 2021, houve a possibilidade da realização de aulas em ensino híbrido com a divisão das turmas em dois grupos com aulas presenciais intercaladas a cada semana. E, a partir de 23 de agosto de 2021, a SME autorizou o retorno das aulas com a totalidade de alunos, desde que respeitando o distanciamento.

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Repórter: Victória Sellares
Edição: Bettina Guarienti
Publicação: Larissa Onorio
Supervisão de Produção: Muriel do Amaral, Jeferson Bertolini e Cândida de Oliveira