Acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se uniram para construir um cursinho online e gratuito. A iniciativa é voltada para estudantes acima de 16 anos que estão cursando o ensino médio ou que já concluíram, mas que não possuem condições financeiras de arcar com as aulas.
Gabriel Nunes, diretor de eventos do diretório de estudantes da UTFPR, diz que muitos alunos não têm acesso a uma educação qualificada e acabam não tendo a chance de entrar em uma universidade pública. “O cursinho tem a missão de auxiliar estes alunos”, completa.

SALA_DE_AULA_-_Arquivo_Portal_Comunitário.jpg

Foto: Arquivo/Portal Comunitário

A preparação do cursinho é voltada aos vestibulares das universidades públicas do Paraná e para o ENEM. Kemily Nunes, estudante do primeiro ano no Colégio Dr. Mario Toledo de Moraes, fará o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UEPG. Ela se sente preparada para realizar as provas. “Antes do cursinho eu não sabia muito qual conteúdo estudar e por onde começar. Agora com o cursinho eu tenho mais orientação dos professores para isso.”
O caso é o mesmo para Gustavo Soares Leão. O estudante estava à procura de um cursinho público em Ponta Grossa. Porém, desde março do ano passado, devido à pandemia, as instituições de ensino que eram vinculadas ao município e que ofereciam um curso pré-vestibular de forma gratuita perderam tal associação e, consequentemente, houve evasão dos alunos nos estudos.

Vaga
Atualmente, Gustavo é aluno do cursinho solidário e o considera importante no seu processo de disputa por uma vaga nos vestibulares. “Agora eu tenho uma base que eu tanto queria para estudar e passar nos vestibulares”, afirma. “Se eu não tivesse conseguido uma vaga no cursinho solidário, eu não pagaria nenhum curso a fora porque não tenho condições. Provavelmente, eu estaria bem perdido em relação aos estudos.”.
Os professores do cursinho são, em grande maioria, acadêmicos da UEPG que se voluntariaram para darem aulas. Todos foram escolhidos por Processo Seletivo e participaram de entrevistas classificatórias e simulações de aulas testes para que fossem avaliados. O material utilizado nas aulas também foi produzido pelos professores selecionados.

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Reportagem: Maria Eduarda Ribeiro
Edição e publicação: Diego Chila e Matheus Gaston