Comprovante de vacinação contra a Covid-19 é exigência para permanecer nas dependências da universidade

Resumo

• Atividades presenciais de graduação e de extensão retornam dia 7 de fevereiro de 2022;
  • SINDUEPG propõe melhorias nas áreas acadêmico-pedagógica, de biossegurança e de infraestrutura;
  • Resolução prevê que equipamentos de proteção individual ainda serão definidos para cada situação.

UEPG CENTRAL Vera Marina Viglus

Foto: Vera Marina Viglus

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retoma as atividades presenciais dos cursos de graduação e atividades de extensão em 7 de fevereiro de 2022. A Resolução número 2021.14, aprovada pelo Conselho Universitário (COU) em novembro, prevê a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para permanecer nas dependências da universidade.

Em nota, o Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG) registra preocupação quanto às medidas de segurança. “É dever de uma instituição que produz ciência estabelecer com clareza quais são os procedimentos cientificamente fundamentados para o retorno seguro”. O sindicato também propõe melhorias nas áreas acadêmico-pedagógica, de biossegurança e de infraestrutura para aperfeiçoar a resolução.

Estudantes

Consulta da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) mostra que 58,5% dos acadêmicos sentem-se seguros para o retorno presencial e 36,5% preferem retornar no próximo ano letivo, em maio de 2022. Um deles é Carlos Andrei Gross, acadêmico de Direito, que se preocupa com estudantes em fase de conclusão de curso, pois muitos retornarão à cidade para apenas dois meses de aula. “Só na minha sala, essa é a situação de 30% dos alunos”.

A estudante de Educação Física Ana Caroline Stanisloski é favorável ao retorno e considera que o ensino remoto dificulta o aprendizado. “Creio que está na hora de frequentar a universidade. Com a pandemia, saímos prejudicados pelo fato de não podermos aprender na prática”, lamenta.

A resolução prevê que equipamentos de proteção individual ainda serão definidos para cada situação, assim como medidas a serem tomadas em caso de infecção por Covid-19 ou aumento nas taxas de transmissão do vírus na instituição.

Este texto faz parte da edição 220 do Foca Livre, jornal-laboratório produzido por alunos do segundo ano de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Repórter: Carolina Olegário

Editoras do Foca Livre: Ana Moraes e Mariana Gonçalves

Edição da publicação no site: Gabriel Clarindo Neto

Supervisão: Muriel Amaral, Cândida de Oliveira, Jeferson Bertolini, Marcos Zibordi, Maurício Liesen