Membro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná acredita na melhora do Sistema Único de Saúde

Foto: Ellen Almeida

A primeira Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa aconteceu entre os dias 3 e 6 de outubro. Com palestras no Campus de Uvaranas e oficinas no Hospital Regional, os estudantes de enfermagem foram orientados através do tema “boas práticas do cuidar e segurança do paciente”.

O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema da palestra de abertura, realizada pela assistente social, pedagoga e assessora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Marina Ricardo Martins, que trouxe aos estudantes as perspectivas da nova forma de financiamento para 2018. Segundo Martins, o SUS sempre teve dificuldades para se organizar em relação aos custos, mas acredita que seja possível haver melhora em relação à maneira atual de administração.

O cenário obstétrico, a abordagem aos pacientes e a doação de órgãos também foram temas discutidos durante as oficinas que aconteceram no evento. A professora de enfermagem e organizadora da semana acadêmica Elaine Rinaldi ressalta a importância do aprofundamento, por parte dos alunos, em determinadas áreas da graduação. Confira a reportagem!