De acordo com dados da Secretária Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças de Ponta Grossa, o número de pessoas que descobriram que são portadoras do vírus do HIV em 2015 já ultrapassou o de 2014. No ano passado, foram 52 notificações de HIV, em 2015 já são 62.
O coordenador do programa DST/AIDS, Jean Zuber, afirma que a conscientização das crianças é essencial para garantir que no futuro elas saibam se prevenir do HIV. “Nosso grande problema agora são pessoas de 15 a 24 anos. Apesar de não ser o grupo com maior número de pessoas com HIV atualmente, é uma faixa etária que está com aumento de casos acelerado”, afirma.
Zuber comenta que o aumento de casos em 2015 se dá por dois motivos: a maior quantidade da oferta de testes e o descuido da população. “Como o HIV não manifesta sintomas expressivos, a pessoa entra em contato com o vírus, não sabe, e continua mantendo relações desprotegidas”, conclui
O Dezembro Vermelho é o mês de Luta contra a Aids. No dia primeiro são lançadas ações para campanha de prevenção do ano seguinte. Neste ano, o objetivo é trabalhar a prevenção e o combate ao preconceito com as crianças das escolas municipais.