Quem rejeitar imunizante será deslocado para o fim da fila
A prefeitura de Ponta Grossa decidiu colocar no fim da fila aqueles que não comparecerem na data marcada para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus.
A administração informou, via assessoria de imprensa, que os “públicos têm respondido de maneira positiva” em relação à segunda dose. Mesmo assim foi preciso criar um sistema de “repescagem”.
Stela Godoy, coordenadora de Imunização em Ponta Grossa, afirma que há pessoas que não aparecem para tomar a dose complementar. “Estamos indo atrás dos que faltam.” Ela aponta que um dos principais motivos do não retorno é a perda da carteirinha de vacinação. "Eles acabam não sabendo o dia que é para tomar a segunda dose”, completa.
Apesar das vacinas possuírem uma grande eficácia na proteção contra o vírus da SARS COV 2, muitos ainda a temem. É o caso de um catador de recicláveis de 78 anos. Para ele, a vacina não é segura. “Eu senti como se fosse morrer”, comenta. “Não quero morrer por causa de uma vacina."
Vacinação Telêmaco Borba - Manu Benício 19 de janeiro de 2021, 15h
Anticorpos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), vacinar-se é uma forma segura de prevenção. Após a vacina, o corpo desenvolve anticorpos, e o sistema imunológico se torna preparado para combater doenças, prevenindo-as.
Carla Dias, técnica em enfermagem nas linhas de frente contra a COVID-19 no Hospital Universitário de Ponta Grossa (HU), alerta para que as pessoas que podem tomar a vacina o façam. “Trabalhamos sobrecarregados na UTI. Preparamos um óbito e outro ocupa a vaga”, comenta a técnica.
O cadastro para a vacinação em Ponta Grossa deve ser feito no site da prefeitura. Todos que comparecerem devem estar com RG ou documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.
Este texto é parte do conteúdo da edição recém-publicada do jornal-laboratório Foca Livre, produzido pelo 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acesse a edição completa em https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre
Ficha técnica
Repórter: Amanda Martins de Paula
Editor de texto: Mariana Gonçalves e Tayna Lyra
Publicação: Tayna Lyra
Supervisão Foca Livre: Jeferson Bertolini, Rafael Kondlatsch e Muriel Emídio Amaral.
Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen