Quem rejeitar imunizante será deslocado para o fim da fila

A prefeitura de Ponta Grossa decidiu colocar no fim da fila aqueles que não comparecerem na data marcada para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

A administração informou, via assessoria de imprensa, que os “públicos têm respondido de maneira positiva” em relação à segunda dose. Mesmo assim foi preciso criar um sistema de “repescagem”.

Stela Godoy, coordenadora de Imunização em Ponta Grossa, afirma que há pessoas que não aparecem para tomar a dose complementar. “Estamos indo atrás dos que faltam.” Ela aponta que um dos principais motivos do não retorno é a perda da carteirinha de vacinação. "Eles acabam não sabendo o dia que é para tomar a segunda dose”, completa.

Apesar das vacinas possuírem uma grande eficácia na proteção contra o vírus da SARS COV 2, muitos ainda a temem. É o caso de um catador de recicláveis de 78 anos. Para ele, a vacina não é segura. “Eu senti como se fosse morrer”, comenta. “Não quero morrer por causa de uma vacina."

vacinação Telêmaco Borba Manu Benício 19 de janeiro de 2021 15h

Vacinação Telêmaco Borba - Manu Benício 19 de janeiro de 2021, 15h

Anticorpos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), vacinar-se é uma forma segura de prevenção. Após a vacina, o corpo desenvolve anticorpos, e o sistema imunológico se torna preparado para combater doenças, prevenindo-as.

Carla Dias, técnica em enfermagem nas linhas de frente contra a COVID-19 no Hospital Universitário de Ponta Grossa (HU), alerta para que as pessoas que podem tomar a vacina o façam. “Trabalhamos sobrecarregados na UTI. Preparamos um óbito e  outro ocupa a vaga”, comenta a técnica.

O cadastro para a vacinação em Ponta Grossa deve ser feito no site da prefeitura. Todos que comparecerem devem estar com RG ou documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.

Este texto é parte do conteúdo da edição recém-publicada do jornal-laboratório Foca Livre, produzido pelo 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acesse a edição completa em https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre

Repórter: Amanda Martins de Paula

Editor de texto: Mariana Gonçalves e Tayna Lyra

Publicação: Tayna Lyra

Supervisão Foca Livre: Jeferson Bertolini, Rafael Kondlatsch e Muriel Emídio Amaral.

Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen