Ponta Grossa investe no turismo regional como opção para viagens durante pandemia

Parque de Vila Velha, cachoeiras e paisagens naturais do município são atrações para turistas do sul e sudeste

O turismo foi um dos setores mais impactados durante a pandemia. Enquanto segmentos como hotelaria, eventos e atrativos culturais reduziram os atendimentos e até encerraram as atividades, outras áreas como o turismo regional foram fortalecidas. Isso porque, com a baixa procura por viagens internacionais e o receio de transportes coletivos para locais mais distantes, os passeios mais próximos se mostraram como uma boa opção. Turistas optaram por viajar de carro ou por excursões ao ar livre em atividades de aventura e na natureza.

É o caso do personal trainer Herikison Rodrigues, que escolheu as atrações dos Campos Gerais por possuírem locais arejados e número de pessoas limitado para evitar aglomerações. “Durante a pandemia optei por viajar dentro do país, até porque a grande maioria não aceitava brasileiros e existe toda uma burocracia envolvida para viajar ao exterior”, afirma.

Além dos turistas, as empresas também tiveram que se adaptar e investir em novos recursos para retomar a economia do setor. Em Ponta Grossa, órgãos públicos e gestores realizam divulgações nas redes sociais e ações voltadas às atrações naturais do município. Descontos nos pacotes e serviços são estratégias de marketing para chamar a atenção e fidelizar turistas. “Realizamos um planejamento antes de montar uma viagem e divulgamos nas redes sociais, para gerar uma aceitação e adquirir uma carta de clientes fiéis para possíveis viagens futuras”, explica Denize Regina Olenik, proprietária de uma agência.

A Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa (Setur) promove atividades para auxiliar no processo de adequação às normas sanitárias e permitir a reabertura de atrativos de maneira segura. Segundo o secretário de Turismo, Paulo Stachowiak, a Setur investe em desenvolvimento de opções e exploração das áreas naturais. “Estima-se a criação de um polo turístico em Itaiacoca e Alagados para auxiliar o desdobramento do turismo organizado no local e também estuda-se a participação do município em feiras regionais para a divulgação e atração de turistas para a cidade”, afirma.

Ponta Grossa é um dos destaques do turismo na região

A cidade é um destino provável para quem optar por viagens mais curtas. Seu principal atrativo é o Parque Estadual de Vila Velha. Segundo dados da empresa que administra o espaço, de setembro de 2020 a maio de 2021, o local recebeu visitantes de três estados, sendo 76% do Paraná, 10% de Santa Catarina e 8% de São Paulo.
Já a represa de Alagados, além de abastecer a cidade, é uma oportunidade de lazer, com práticas de atividades como pescaria, natação, remo e o wind-surf. Itaiacoca é um distrito que abriga o Parque Nacional dos Campos Gerais e apresenta alguns atrativos de paisagens naturais como o Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, Furnas Gêmeas (Dolinas), Rio São Jorge e Capão da Onça.

Este texto é parte do conteúdo da edição recém-publicada do jornal-laboratório Foca Livre, produzido pelo 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Acesse a edição completa em https://periodico.sites.uepg.br/index.php/foca-livre

Repórter: Janaina Cassol
Editor de Texto: Cassiana Tozati
Publicação: Gabriel Clarindo Neto