Moradores reclamam da buraqueira da rua Baltazar Lisboa

A situação da rua é precária, sem calçada, esburacada e em alguns trechos não possuiu asfalto. Foto: Igor Vieira

A rua Baltazar Lisboa, localizada no bairro Ronda, apresenta trechos intransitáveis. Os moradores reclamam da má conservação, problema que se agrava principalmente em dias de chuva, quando a lama toma conta de tudo. Em dias de tempo seco, os moradores relatam que a poeira é insuportável. Apesar de todos os problemas, alguns trechos da rua apresentam bom estado de conservação e os devidos sinais de trânsito.

O motorista Ademar Schmidt, que mora há 4 anos na Rua Baltazar, comenta que desde que se mudou o problema é o mesmo. “Sempre teve os buracos e é mal conservada. O órgão responsável da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, não limpa o mato, e não tem calçadas. Tem hora que fica bem ruim, tem hora que melhora, porque eles dão uma arrumada. Disseram que iam asfaltar, o prazo era até que ficassem prontos os sobradinhos. Eles ficaram prontos e até agora nada”.

Para a promotora de vendas Ana Lucia John da Luz, que mora desde fevereiro no local, os principais problemas acontecem quando chove. “Abrem as valetas aqui na rua, e tem que ficar arrumando a frente da garagem para poder entrar com o carro. Pedimos para eles para fazer o asfalto, mas ainda  não vieram nem ver”, ressalta.

A rua é caminho de aulas práticas de auto-escolas. Esse é o motivo da reclamação da moradora Ana Lucia. “Passa carro de auto-escola toda a hora. É pó direto, a gente queria que melhorasse”, mas ninguém faz nada. A moradora conta que há uns 3 meses, os moradores têm entrado em contato com a Secretaria e não obtiveram resposta sobre as melhorias, principalmente a pavimentação asfáltica.
O secretário de obras Alessandro Lozza,  diz que para a manutenção da cidade é necessário mais investimento. “Nós temos um maquinário muito sucateado, em todos os setores. Temos aproximadamente 50 máquinas, que dão sustentação a todos os setores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Precisaria de um investimento muito maior.

Acrescenta que isso não ocorre me apenas uma gestão de governo. “São vários governos que têm que ter esta mentalidade de investimento no parque de máquinas, para que possamos não somente trabalhar com obras novas, mas também com recuperar nossa cidade em diversos setores”.