Reajuste de 10% nos materiais escolares antecipa compras no mercado

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a média de crescimento nos preços é de pelo menos 10% - Foto: José Gabriel Tramontin

Muitos pais já se preparam para enfrentar a alta dos preços nos materiais escolares que está prevista para 2016. “Está difícil, todos os anos o preço aumenta absurdamente, temos que fazer muita pesquisa para tentar economizar”, aponta Darlene Ramos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a média de crescimento nos preços é de pelo menos 10%. Atualmente, os impostos em alguns itens do mercado escolar já chegam perto de 50% em relação ao preço total do produto.

Ainda restam dois meses para o próximo ano letivo e já é grande a procura por material escolar. Muitos antecipam as compras para encontrar os produtos com preços antigos, sem os acréscimos. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE), os materiais importados podem aumentar em até 35%.

O aumento dos preços nos produtos de papelaria é ocasionado por alguns fatores. O valor da matéria-prima, que é essencialmente importada no Brasil, ocasiona elevação nos preços para compra. Outro fator é a alta do dólar que, em dezembro de 2014, teve a média de R$2,64. Na última cotação, terça-feira (15), o dólar fechou em R$3,87. O frequente aumento da moeda desvaloriza o real brasileiro.

A dica para os consumidores é antecipar as compras e fazer pesquisas de mercado antes de adquirir os produtos. “Assim como na economia brasileira, nós também tivemos que fazer reajustes no material escolar, então os pais devem pesquisar para tentar adquirir os produtos e economizar”, diz o comerciante Ataniel de Jesus Vidal.

Muitos antecipam as compras para encontrar os produtos com preços antigos, sem os acréscimos - Foto: José Gabriel Tramontin
Confira a produção audiovisual sobra o tema!
{youtube}LMlBJQj77hE{/youtube}