O mercado atende mais de 50 famílias por dia - Foto: José Tramontin
O programa Mercado da Família, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Abastecimento de Ponta Grossa, busca diminuir gastos públicos e beneficiar os cadastrados com produtos de mercado mais acessíveis. No bairro de Uvaranas, o Mercado da Família está localizado na rua Vicente Esposito, 170, ao lado do terminal.


Com funcionamento de terça a sexta-feira (8h30 às 18h) e aos sábados (8h30 às 12h), o mercado atende mais de 50 famílias ao dia, chegando a aproximadamente 120 em dias de maior movimento, garante a gerente Roseni Teresinha Rodrigues (48).

 

Segundo ela, para garantir o benefício, as famílias devem se cadastrar no mercado. "Podem se cadastrar beneficiários do INSS com renda familiar de até três salários, família de beneficiários com renda de até dois salários mínimos e meio e funcionários públicos municipais com renda limite de três salários mínimos e meio", afirma.


A sede, que mudou de lugar em 2014, tem agora condições melhores de atendimento, afirma a operadora de caixa Dilceia de Oliveira (40). "A estrutura melhorou muito. Agora nesse Mercado novo tem produtos que no outro não tinha, como fraldas, produtos de limpeza e leite para crianças". Além da gerente, no Mercado da Família de Uvaranas trabalham três operadores do caixa, três repositores e um estagiário.


Produtos como o suplemento de leite para recém nascidos chegam a ser 50% mais baratos no Mercado da Família - Foto: José Tramontin
Depois do cadastro aprovado, as famílias recebem um cartão que deve ser apresentado no momento da compra, com limite de RS788,00 por mês. Segundo a consumidora Alessandra Inglês Macedo, comprar no Mercado compensa. "Facilita muito porque são produtos de qualidade com menor preço", garante ela, que afirma existir uma fiscalização quanto à renda. "Voltei a usar o serviço há três meses, porque antes eu tava trabalhando. Agora que saí do emprego, minha renda é permitida para comprar aqui", finaliza.


Em cinco corredores, é possível encontrar produtos de consumo essencial, como alimentos, além de produtos de higiene e limpeza. Em produtos como o suplemento de leite para recém nascidos, a diferença de valor entre o Mercado da Família e outras redes de supermercado convencional é de 50%. Em pesquisa realizada com sete produtos da cesta básica, a diferença entre os mercados é de RS12,01.

 

Para se cadastrar no programa, é preciso apresentar documentos pessoais (RG, CPF e carteira de trabalho), comprovante de residência e comprovante de renda. As informações sobre ofertas diárias do Mercado da Família são encaminhadas por e-mail às pessoas cadastradas.

Infográfico produzido a partir do Piktochart - Por: Rodrigo Menegat

 

SERVIÇO: Mercados da Família
MERCADO DA FAMÍLIA UVARANAS
Endereço: Vicente Sposito, 170 - Uvaranas
E-mail: mfuvaranas@pontagrossa.pr.gov.
Fone: 3901-3057

MERCADO DA FAMÍLIA PARQUE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Endereço: Rua Alcebíades de Miranda, 416 - Pq Nossa Srª das Graças
E-mail: mfnsgracas@pontagrossa.pr.gov.
Fone: 3901-7072

MERCADO DA FAMÍLIA VILA VICENTINA
Endereço: Rua Siqueira Campos, 853 - Vila Vicentina
E-mail: mfvicentina@pontagrossa.pr.
Fone: 3226-9706

MERCADO DA FAMÍLIA MARIA OTILIA
Endereço: Rua Camilo Castelo Branco, 316, esquina com Rua Freud - Vila Maria Otilia
E-mail: mfmariaotilia@pontagrossa.pr.
Fone: 3901-1201

MERCADO DA FAMÍLIA NOVA RUSSIA
Endereço: Rua Prefeito Campos Mello, 135 - Nova Russia
E-mail: mfnovarussia@pontagrossa.pr.
Fone: 3901-1203

MERCADO DA FAMÍLIA SANTA PAULA
Endereço: Rua Nicolau Kluppel Neto, 1665
E-mail: mfsantapaula@pontagrossa.pr.
Fone: 3227-7092

MERCADO DA FAMÍLIA SANTA MÔNICA
Endereço: Rua Jerusalem, 266 - Santa Mônica
E-mail: mfsantamonica@pontagrossa.pr.
Fone: 3226-0648

DEPÓSITO MERCADO DA FAMÍLIA
Endereço: Rua Tocantins, 750 - Cara-Cara
E-mail: deposito.ibc@outlook.com
Fone: 3222-3282

DEPÓSITO FEIRA VERDE
Endereço: Rua Tocantins, 740 - Cara-Cara
Fone: 3901-1497

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.